Palestra para mais de 1,4 mil professores abre formação da Secretaria de Educação

Secretaria de Educação

10 de julho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A palestra “Base Nacional Comum Curricular - BNCC e as competências gerais da Educação Básica”, com a diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, realizada nesta terça-feira (10/07) no auditório do Cemforpe, abriu a formação “BNCC em Debate”, promovida pela Secretaria de Educação durante o recesso escolar. A programação, que atenderá 1.482 professores, terá continuidade nesta quarta-feira (11/07) nas escolas e seguirá na quinta e sexta (12 e 13 de julho) com palestras no Cemforpe, Escola de Governo e Gestão e no Theatro Vasques.

Os professores foram divididos em dois períodos para assistir a palestra, que foi transmitida ao vivo para a escola por meio de um canal no Youtube. A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou que a BNCC será um norte para a educação em todo o País. “A BNCC é um fio condutor que o País vem tomando para si, assim como nós adotamos o IBA – Interagir, Brincar e Aprender, o material da educação infantil, e o Programa Ler e Escrever para que todos façamos o mesmo percurso com as crianças”, disse.

Para a palestrante, a base pode ser um instrumento para enfrentar os desafios da equidade, contemporaneidade e qualidade presentes na educação atual. “A base pode ser um dos instrumentos para a gente repensar um pouco, se reorganizar e conseguir alcançar o que a gente busca todos os dias, que é fazer diferença na vida dos nossos estudantes e na sociedade através deles”, disse Anna Pennido.

A formação contou com a participação da Banda Escolar da EM Profª Noemia Real Fidalgo e do artista plástico Nerival Rodrigues, que apresentou seus trabalhos e produziu uma tela durante a apresentação da professora Anna Penido. A parte cultural é um diferencial da formação, que terá também apresentações culturais e esportivas das escolas municipais Prof. Sérgio Hugo Pinheiro, no Jardim Nove de Julho, Profª Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson, Heliana Mafra Machado de Castro, na Vila Cléo e do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru.

Próximas atividades

No dia 12 de julho, os professores da Educação Infantil assistirão à palestra “BNCC e os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil”, com a coordenadora de projetos e formadora do Instituto Avisa Lá, Maria Virgínia Gastaldi. Os professores do ensino fundamental Ciclo I estarão no auditório do Cemforpe para palestra “A BNCC, a leitura e a formação de leitores” com a profª Ma. Kátia Lomba Bräkling e profa. Ma. Marly de Souza Barbosa. No auditório da Escola de Governo e Gestão, o tema trabalhado será “Porque inovar na educação é uma questão de fazer e não de falar!” com a coordenadora da pós-graduação em Gestão da Aprendizagem da Braz Cubas, Adriana Martinelli.

A programação do dia 13 de julho será realizada nos mesmos locais de acordo com as turmas que serão atendidas. Para a Educação Infantil, o tema será “BNCC e os Campos de Experiência na Educação Infantil”, com a professora e mestre do Instituto Singularidades, Silvana Augusto. O prof. Me. Ivan Cruz Rodrigues, que participa do Grupo de Referência em Matemática (GRM), da Secretaria de Estado da Educação, falará sobre “A Educação Matemática nos Anos Iniciais e a BNCC” para professores do ensino fundamental ciclo I. Os educadores do ensino fundamental ciclo II participarão da palestra “Inovação e Avaliação”, com o prof. Dr. José Moran, pesquisador e orientador de Projetos Educacionais Inovadores com metodologias ativas nas modalidades presencial e a distância. (Kelli Correa Brito)