Mogi+Mulher promove a Noite das Divas nas seis unidades do Crescer

Secretaria de Educação

07 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza uma série de eventos ao longo do mês - o Mogi+Mulher. Nesta quarta-feira, dia 8, a Secretaria Municipal de Educação promove a Noite das Divas, que acontecerá nas seis unidades do Crescer e oferecerá aulas de automaquiagem para a comunidade, das 18h30 às 20h30 (veja a programação completa abaixo).

As unidades do Crescer funcionam em Braz Cubas, Centro, Cezar de Souza, Jundiapeba, Vila Brasileira e Vila Natal. Há 30 vagas disponíveis em cada unidade e elas serão preenchidas mediante inscrição em cada Crescer, a partir de segunda-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A orientação é para que as mulheres inscritas levem seu próprio material de maquiagem, inclusive espelho.

As aulas serão dadas por alunas e professoras do Crescer: “Será um ótima oportunidade para as mulheres se encontrarem e aprenderem técnicas novas com profissionais”, afirma a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

A programação inclui outras atividades, como o curso de automaquiagem para servidoras municipais promovido pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Vult. O primeiro curso ocorreu no sábado passado (04/03) e terá continuidade em mais três sábados. As servidoras se inscreveram e, como o número de interessadas superou o de vagas, foi realizado sorteio que definiu as inscritas (veja a lista das sorteadas abaixo).

A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza ações em toda a cidade, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Centro, Cezar de Souza e Vila Nova União. São palestras, rodas de conversa e atividades físicas voltadas às mulheres.

Exposição

Outra opção é a exposição Olhar Feminino, uma mostra de artes plásticas, que vai ocupar, até o dia 2 de abril, a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no piso térreo do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A mostra chega neste ano à sua quinta edição, terá entrada gratuita e o horário de visitação será em conformidade com o funcionamento do Centro Cultural como um todo (segunda a sábado, das 8h às 18h).

Na última semana, a Secretaria Municipal de Cultura divulgou a relação das obras aprovadas, que vão compor a mostra. São ao todo 33 trabalhos, entre telas e esculturas, assinados exclusivamente por mulheres e de variadas técnicas, como óleo sobre tela, óleo sobre eucatex, aquarela, lápis de cor, cerâmica em raku, argila branca, revestimento em cabaça, desenho gráfico e colagem, textura acrílica, assemblage, acrílica sobre algodão e acrílica sobre tela.

Vão participar da exposição artistas plásticas experientes de Mogi das Cruzes, como Ana Maria Barbosa (AnaMarB), Olga Duarte Nóbrega, Adelaide Swettler, Linda Fuga, Iza Leão, Luiza Kraus, Cida Varella e também outras mais jovens. Todas passaram pelo crivo da equipe técnica encarregada da seleção.

O objetivo da mostra é fomentar, promover e difundir a produção artística da cidade, além de estimular a reflexão e o intercâmbio de ideias no campo das artes visuais, contribuindo ainda para a formação de público e construção histórica da arte. A exposição é também uma homenagem ao talento feminino e às mulheres de uma forma geral.

Desde que o Centro Cultural foi inaugurado, passou a ser o espaço oficial para a mostra Olhar Feminino. Esta será, portanto, a segunda edição no local. A primeira edição foi realizada no Mogi Shopping, a segunda aconteceu no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) e a terceira se deu na Escola de Governo e Gestão de Mogi das Cruzes. Mais informações pelo telefone 4798-6902.

Parque

O Parque da Cidade também terá uma programação especial em homenagem às mulheres. Na sexta-feira (10/03), a partir das 8h, haverá palestra sobre Osteoporose e Papanicolau. Na sequência, a partir das 8h40, alunas das várias atividades esportivas desenvolvidas no parque poderão participar das aulas de zumba e alongamento. "Também participarão da atividade algumas alunas das ATIs. O evento, no entanto, é aberto a todas as interessadas", explica Fred Abib, diretor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O Parque da Cidade tem entrada pela avenida Jardelina de Almeida Lopes, em frente à praça Deputado Paulo Kobayashi (Praça do Oito). (Julio Nogueira, Lívia de Sá, Luiz Maritan e Marco Aurélio Sobreiro)