Mogi das Cruzes reduz em 31% a demanda por creches com sistema on-line

Secretaria de Educação

15 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes conseguiu reduzir em 31% a espera por vagas em creches de dezembro do ano passado até agora. Um dos fatores de maior contribuição para isso foi a concretização da implantação do sistema informatizado de gerenciamento estratégico.

É a primeira vez que a prefeitura consegue, em tempo real, saber da oferta e da procura por vagas em creches, em cada unidade. Com isso, ao surgir uma nova vaga na rede, por desistência ou transferência, os pais das crianças interessadas em matricular o filho são avisados da disponibilidade.

Em dezembro do ano passado a cidade registrava uma demanda de 5.989 crianças de 0 a 3 anos à espera de vaga. Com o sistema de gestão estratégica esse número caiu para 1.674. Agora, após o término das novas inscrições, o volume a ser atendido ficou em 4.146 crianças, 31% a menos do que quando não havia o mapeamento informatizado.

"As vagas em creches de Mogi das Cruzes têm nome, endereço e telefone. Ou seja, com a atualização em tempo real das entradas e saídas das creches, atendemos mais rapidamente aos pais que aguardam vagas e eliminamos a possibilidade de haver vagas ociosas nas creches", afirma a secretária Juliana de Melo.

Com o sistema de gestão estratégica e o término da nova fase de inscrições de interessados em matricular os filhos nas creches, na última sexta-feira (10/03), a secretária disse que já conseguiu mapear áreas potenciais para a construção de novas unidades.

O sistema de gestão estratégica identificou procura acima do normal em Jundiapeba, Jardim Aeroporto, Vila Cintra, Vila Brasileira, Jardim Camila, Vila Natal, Mogi Moderno e, curiosamente, no Socorro, onde praticamente não havia demanda.

"O caso do Socorro nos chamou a atenção, pois na história recente nunca houve essa procura. Mas agora, com esse levantamento mais preciso, mais exato, faremos os estudos para a construção de novas creches na cidade."

A secretária de Educação iniciará as discussões sobre os projetos para construção de novas creches com a Secretaria de Planejamento. Segundo Juliana, há a necessidade de se fazer busca por áreas disponíveis, eventuais remanejamentos de crianças para locais mais próximos de suas casas e adequação para abertura de licitações.

"O primeiro passo já foi dado. Agora temos na cidade o que há de mais moderno em gestão de vagas em creches. Com esse diagnóstico mais detalhado e atual, daremos novos passos e vamos melhorar ainda mais nosso atendimento à população", afirma Juliana.

As 684 vagas abertas na inscrição da semana passada viraram 773 até segunda-feira. "Essa é a otimização que o sistema permite. À medida que novas vagas surgem, são imediatamente ofertadas. Isso facilita a acomodação da família, pois os pais podem deixar as crianças em creches perto do trabalho, ou no itinerário que fazem diariamente sem necessidade de deixar próximo de suas casas". (Samy Charanek)