Inscrições abertas para o primeiro festival e concurso de bandas e fanfarras de Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

03 de agosto de 2017
Prefeito Marcus Melo recebeu membros da Associação de Regentes, acompanhados pela secretária de Educação, Juliana Guedes. Concurso será realizado no dia 2 de setembro na Avenida Cívica. (Foto: Guilherme . . .

Resgatando a tradição das fanfarras na cidade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura e a Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes, está lançando o 1º Mogi FestConfaban – Festival Interno de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes e Concurso Aberto de Fanfarras e Bandas, que será realizado no dia 2 de setembro, das 9 às 20 horas na Avenida Cívica. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.se-pmmc.br/festconfaban, até o dia 21 de agosto às 17 horas.

“Mogi tem uma história e tradição com as fanfarras, que temos que cuidar e manter viva em nossas crianças. A música nas escolas é bem estruturada na cidade com projetos como o Canarinhos do Itapety, a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e o Pequenos Músicos e o Pra ver a Banda Passar.  O concurso será uma oportunidade de mostrar este trabalho com música em  nossas escolas e incentivar a participação dos jovens nos grupos”, disse o prefeito Marcus Melo, que recebeu membros da Associação de Regentes na tarde desta quarta-feira (03/08).  

O evento é dividido em duas etapas. Ás 9 horas terá início o festival para as corporações da mogianas. São 12 vagas disponíveis. O concurso será às 13h30 e poderão se inscrever 15 corporações de outras cidades. Não há divisão de idade para o concurso, que terá três categorias: Fanfarra simples, Fanfarras com 1 Pisto e Bandas Marciais. “É uma alegria termos um evento como este em nossa cidade. Sempre somos bem recebidos nos festivais externos e temos levado o nome de Mogi com bastante sucesso”, disse o Benedito Roberto Ferreira, presidente da Associação

O Congresso técnico do evento será realizado no dia 24 de agosto, às 19h na sede da SME – Secretaria Municipal de Educação. No encontro será definido a ordem das apresentações no Festival e no Concurso. Todas as corporações participantes receberão um Troféu de Participação. No concurso serão premiados os três primeiros colocados das seguintes categorias: Corpo musical, corpo coreográfico, baliza, Mor e Regência e receberá o “Troféu de Campeão Geral” a Corporação que obtiver a maior pontuação em todas as categorias.

As bandas e fanfarras mogianas participam do projeto Pra ver a Banda Passar, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, em parceria com a Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes e a Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes. Fazem parte do projeto 17 escolas estaduais e oito escolas municipais. “Nosso objetivo é resgatar a tradição das fanfarras em nossa cidade e consolidar o trabalho que é feito nas escolas pela Associação. Estamos trabalhando juntos para fazer um grande evento”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes. (Kelli Correa Brito)