Inscrições abertas para o primeiro festival e concurso de bandas e fanfarras de Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

03 de agosto de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Resgatando a tradição das fanfarras na cidade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura e a Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes, está lançando o 1º Mogi FestConfaban – Festival Interno de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes e Concurso Aberto de Fanfarras e Bandas, que será realizado no dia 2 de setembro, das 9 às 20 horas na Avenida Cívica. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.se-pmmc.br/festconfaban, até o dia 21 de agosto às 17 horas.

“Mogi tem uma história e tradição com as fanfarras, que temos que cuidar e manter viva em nossas crianças. A música nas escolas é bem estruturada na cidade com projetos como o Canarinhos do Itapety, a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e o Pequenos Músicos e o Pra ver a Banda Passar.  O concurso será uma oportunidade de mostrar este trabalho com música em  nossas escolas e incentivar a participação dos jovens nos grupos”, disse o prefeito Marcus Melo, que recebeu membros da Associação de Regentes na tarde desta quarta-feira (03/08).  

O evento é dividido em duas etapas. Ás 9 horas terá início o festival para as corporações da mogianas. São 12 vagas disponíveis. O concurso será às 13h30 e poderão se inscrever 15 corporações de outras cidades. Não há divisão de idade para o concurso, que terá três categorias: Fanfarra simples, Fanfarras com 1 Pisto e Bandas Marciais. “É uma alegria termos um evento como este em nossa cidade. Sempre somos bem recebidos nos festivais externos e temos levado o nome de Mogi com bastante sucesso”, disse o Benedito Roberto Ferreira, presidente da Associação

O Congresso técnico do evento será realizado no dia 24 de agosto, às 19h na sede da SME – Secretaria Municipal de Educação. No encontro será definido a ordem das apresentações no Festival e no Concurso. Todas as corporações participantes receberão um Troféu de Participação. No concurso serão premiados os três primeiros colocados das seguintes categorias: Corpo musical, corpo coreográfico, baliza, Mor e Regência e receberá o “Troféu de Campeão Geral” a Corporação que obtiver a maior pontuação em todas as categorias.

As bandas e fanfarras mogianas participam do projeto Pra ver a Banda Passar, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, em parceria com a Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes e a Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes. Fazem parte do projeto 17 escolas estaduais e oito escolas municipais. “Nosso objetivo é resgatar a tradição das fanfarras em nossa cidade e consolidar o trabalho que é feito nas escolas pela Associação. Estamos trabalhando juntos para fazer um grande evento”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes. (Kelli Correa Brito)