Festivais estudantis de música e teatro estão com inscrições abertas

Secretaria de Cultura

26 de junho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Cultura está abrindo nesta semana as inscrições para os dois principais festivais estudantis do calendário cultural da cidade: O Festival Estudantil de Música de Mogi das Cruzes – FEEM e o Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes – FESTEMC. Uma das novidades deste ano é o procedimento de inscrição, que poderá ser feito inteiramente online, por meio de plataforma já disponibilizada no site da Cultura. Ainda assim, será possível fazer inscrição presencialmente, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. O prazo limite para se inscrever nos dois concursos é 18 de agosto.

O FEEM chega neste ano à sua 3ª edição consecutiva. Nele, podem se inscrever artistas solos, duplas, trios e ou grupos que sejam formados por alunos matriculados nas unidades escolares públicas ou particulares, de ensino médio e/ou fundamental, situadas na cidade de Mogi das Cruzes. Podem participar também alunos de escolas de música, desde que matriculados em alguma instituição de ensino do município. A idade máxima permitida aos concorrentes é de 20 anos.

O festival em si vai acontecer entre os dias 4 e 6 de outubro, sendo os dois primeiros dias destinados às fases eliminatórias e o último à grande final. Serão aceitas músicas autorais ou de outros artistas (cover) de gêneros e estilos livres, nacionais ou internacionais, cujas letras auxiliem na promoção do crescimento intelectual, colaborando para a formação de cidadãos críticos, éticos e conscientes. Os vencedores serão premiados com troféus e todos os classificados receberão certificado de participação.

Inscreva-se no FEEM 2017

Já o FESTEMC chega à sua quarta edição em 2017 e vai acontecer entre os dias 18 e 30 de setembro, no Theatro Vasques. Podem se inscrever grupos que sejam formados por alunos matriculados nas unidades escolares públicas ou particulares, de ensino médio e/ou fundamental, situadas ou não em Mogi das Cruzes. Os grupos inscritos poderão ter integrantes que não são matriculados na unidade escolar para atuar nas partes técnicas (direção, iluminação, sonoplastia e outros).

Também será permitida a participação no elenco de até dois integrantes que tenham terminado seus estudos e que queiram contribuir artisticamente com o espetáculo, com idade máxima de até 20 anos. Os espetáculos inscritos deverão ter no mínimo 25 minutos de duração e na seleção, que vai comportar no máximo 30 espetáculos, será dada prioridade aos grupos naturais de Mogi das Cruzes.

Presente no circuito cultural de nossa cidade desde a década de 90, o FESTEMC foi criado pelo Teatro Experimental Mogiano e assumido pelo grupo TWL – Ousadia entre 2010 e 2013. Desde então, passou para a tutela da Secretaria de Cultura, como forma de reconhecimento da história do teatro estudantil da cidade.

Inscreva-se no FESTEMC 2017

O objetivo dos dois festivais é fomentar o fazer artístico nas escolas, a integração do grupo escolar e a geração de público para atividades culturais, promovendo assim a arte-educação.

Mais informações pelo telefone 4798-6900.