Escolas municipais receberão índios de Pernambuco em comemoração ao Dia do Índio

Secretaria de Educação

18 de abril de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado nesta quarta-feira, dia 19 de abril, duas escolas municipais de Mogi das Cruzes receberão a visita do Grupo Cultural Fowa, formado por índios da tribo Fulni-ô, localizada no município de Águas Belas, em Pernambuco. A programação começará no dia 19 de abril na Escola Municipal Profª Sonia Brasil de Siqueira Andreucci, no Jardim Margarida e continuará no dia 20, na Escola Municipal Profª Ana Maria Barbosa Garcia, no Botujuru. As atividades serão realizadas nos períodos da manhã e tarde.

Na escola do Jardim Margarida, a programação começará às 8 horas com uma palestra para os alunos. A unidade atende 486 alunos com idade entre 4 e 10 anos. O evento será aberto para a comunidade às 10 horas. À tarde, as atividades começarão às 14 horas. A atividade na unidade escolar do Botujuru, que conta com 204 alunos de 4 a 6 anos, será no dia 20 de abril, às 9 horas e às 13h30.

Os índios farão uma palestra sobre a cultura da tribo e responderão a perguntas dos alunos. Em seguida, apresentarão dança e cânticos indígenas, além de peças de artesanato produzidas por membros da tribo. O Grupo Fowa vem a São Paulo há mais de doze anos para realizar apresentações culturais e expor seus trabalhos manuais em escolas. Todo o trabalho é fundamentado e adequado à faixa etária dos alunos. A tribo Fulni-ô tem como língua nativa, o Iathé e seu nome significa "povo da beira do rio", sendo relacionada ao rio Fulni-ô que corre ao longo da aldeia. (Kelli Correa Brito)