Educadores da rede municipal de ensino participam de seminário sobre Educação Infantil

Secretaria de Educação

08 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Seminário do Programa Formar em Rede+, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, o Instituto Avisa Lá e o Instituto Sonho Grande, terá  continuidade nesta terça-feira (09/05), das 8 às 12 horas no Bloco Didático do Cemforpe, no Mogilar. A formação começou na tarde desta segunda-feira (08/05) e teve como destaque a aproximação da cultura escrita para crianças da Educação Infantil com idade entre quatro e cinco anos.

O encontro desta segunda-feira (08/05) foi ministrado pela formadora Ana Lúcia Bresciane, do Instituto Avisa Lá. “Neste encontro, fizemos uma reflexão do programa na cidade, as condições para sua realização e o trabalho que tem sido desenvolvido pelas escolas. Iniciamos em 2016 com apenas algumas escolas e neste ano, a rede está participando, é um grande avanço”, disse. Mogi das Cruzes conta com três técnicos-formadores locais e foi um dos municípios escolhidos pelos institutos para a realização do projeto.

A abertura contou com a leitura do livro “Um dia, Um rio”, de Léo Cunha e André Neves, sobre o desastre ambiental de Mariana, no Estado de Minas Gerais. As educadoras participantes também  estudaram uma entrevista a respeito do papel do coordenador pedagógico como formador dos educadores na unidade escolar. O seminário abordou a importância dos cantos de leitura em sala de aula, a leitura de textos literários e o trabalho com os nomes próprios na Educação Infantil.

Participam do projeto, aproximadamente 120 gestores, entre coordenadores pedagógicos e diretores, que serão responsáveis pela formação seus professores. Os encontros foram divididos em dois grupos de 60 participantes. O objetivo do programa é o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a Educação Infantil por meio da qualificação técnico-pedagógica do atendimento oferecido às mais de 10,2 mil crianças na faixa etária da pré-escola, entre 4 e 5 anos, atendidas pela rede municipal de ensino. (Kelli Correa Brito).