Educação lançará jogo para o ensino de astronomia com a presença de professor da NASA

Secretaria de Educação

19 de março de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade
O auditório do Cemforpe, de acordo com os protocolos sanitários, receberá a partir desta terça (13/07) uma formação para os profissionais que atuam nas cozinhas das escolas e creches da rede municipal . . .

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, lançará nesta quarta-feira (20/03), às 10 horas no auditório do Cemforpe, o jogo Astro, elaborado pela equipe de orientadores de informática da Secretaria de Educação e apresentará os óculos de realidade virtual (VR), que também farão parte do ensino de Astronomia na rede municipal de ensino. O evento também contará com a palestra do prof. dr. Ivan Gláucio Paulino Lima, pós-doutorando no NASA Ames Research Center, que falará com os alunos.

O jogo Astro tem como tema Exploração Espacial e foi desenvolvido em 3D. O público-alvo são alunos de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. A atividade começa a partir de um livro vindo do espaço, chamado “Astro, o livro galáctico”, que contém instruções para a visita dos alunos a planetas, cometas e outros astros do espaço. O jogo estará disponível para uso em múltiplas plataformas e para download na Google Play Store.

O ensino de Astronomia também ganhará um novo recurso tecnológico. A Secretaria de Educação adquiriu 20 kits de óculos de realidade virtual e notebooks. Os equipamentos serão usados de forma itinerante e o primeiro cenário para exploração dos alunos será a Lua. Um investimento de R$ 292.040,00.  Ao final do evento, os alunos participarão de uma palestra com o Professor Doutor Ivan Gláucio Paulino Lima, pós-doutorando no Nasa Ames Research Center.

O educador auxiliou os alunos da EM Antonio Pedro Ribeiro na formatação do projeto da Estação Espacial Mogi C I, que recebeu  Menção Honrosa no Concurso Nasa Ames Space Settlement Contest, realizado pelo Centro Ames De Pesquisa, órgão da Agência Espacial Americana. Ele faz pós-doutorado na área de Microbiologia Ambiental sob a supervisão da professora Lynn Rothschild e integra Sociedades Científicas Nacionais e Internacionais. Além da escola premiada, Mogi das Cruzes conta com medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – Oba. (Kelli Correa Brito)