Educação iniciará formação sobre empreendedorismo para as escolas

Secretaria de Educação

05 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Educação iniciará neste mês a formação de educadores da rede municipal de ensino para o trabalho sobre empreendedorismo nas escolas em 2017. As inscrições serão abertas a partir desta segunda-feira (08/05) e serão feitas online. A primeira ação do programa neste ano foi a palestra “Gestão Inovadora e Criativa”, com a consultora Gilvanda Figuerôa, do Sebrae-SP, ministrada nesta quinta-feira (04/05) no Auditório do Cemforpe para gestores da rede municipal de ensino.

O programa desenvolve valores, como ética, cidadania, inovação, cooperação e ecossustentabilidade. “As palavras-chave da atual gestão são inovação e criatividade, que também são elementos fundamentais da cultura empreendedora. Trabalhar o empreendedorismo desde cedo, por meio desta parceria com o Sebrae, com os alunos é oferecer oportunidades para que eles sonhem e criem novas expectativas para suas vidas”, disse a titular da Pasta, Juliana Guedes. O empreendedorismo faz parte do currículo das escolas municipais, desde 2009, por meio da Lei Municipal nº 6.271.

O curso é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora, o que incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação atue como transformadora desse sujeito e o incentive a quebrar paradigmas e desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores. O conteúdo é trabalhado com os alunos de forma lúdica.

Na formação, serão apresentadas práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para orientar sua vida pessoal, profissional e social. Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. O objetivo é aprimorar o conteúdo que vem sendo desenvolvido nas escolas. (Kelli Correa Brito)