Diretores e vice-diretores participam de formação sobre práticas da gestão escolar
Secretaria de Educação
Com o tema Gestão Administrativo-financeira, teve início, nesta segunda-feira (13/02), o último módulo do curso “Práticas da Gestão Escolar”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. O encontro reuniu 133 diretores e vice-diretores de escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino no Bloco Didático do Cemforpe, na Vila Partênio, nos períodos da manhã e tarde.
As turmas são mediadas pelas formadoras Joseane Bomfim, Maria Paula Zurawski, Marisa Ferreira, Patrícia Torralba Horta e Silvana Augusto. A coordenação do trabalho é feita pela professora Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, referência no segmento da Educação Infantil. A educadora é professora livre-docente aposentada da Universidade de São Paulo (USP), coordenadora do curso de especialização em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação (ISE) Vera Cruz e consultora do Ministério da Educação (MEC) na definição da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
A formação é realizada na modalidade híbrida, com encontros presenciais e atividades à distância. Ao todo, os participantes completarão 120 horas de atividades ao longo do curso. Os três primeiros módulos foram Gestão Estratégica, Gestão de Resultados e Gestão de Pessoas. O tema “Práticas de Gestão Escolar” tem como diretriz o trabalho mediado para discutir como planejar, realizar e avaliar as práticas do dia a dia para desenvolver efetivamente uma gestão democrática, compartilhada e pedagógica.
Neste ano, a Secretaria de Educação realizou encontros de formação com auxiliares administrativos para o uso de novas ferramentas do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e reuniões de Planejamento Pedagógico com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino sobre a adoção do material do programa Ler e Escrever, uma parceria com o Governo do Estado, como padrão para as escolas municipais. (Kelli Correa Brito)
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