Conselhos Escolares da rede municipal terão eleição única nesta quarta-feira

Secretaria de Educação

19 de fevereiro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Escolas municipais farão nesta quarta-feira, dia 20 de fevereiro, a eleição de seus conselhos escolares para o ano letivo de 2019. As eleições dos conselhos escolares das escolas municipais acontecerão em um único dia e o horário será definido pelas unidades escolares. O objetivo é fortalecer o papel dos conselhos e incentivar a participação de pais, mães e responsáveis não só na vida escolar da criança, mas também no cotidiano e na gestão democrática da escola.

O conselho escolar é composto pela representação de estudantes, pais, professores, funcionários, diretor e a comunidade local, tendo em vista a participação democrática nas decisões escolares. A eleição está sendo divulgada pelas escolas e os interessados em participar podem procurar a escola em que seu filho estuda. Mogi das Cruzes conta com o Grupo Articulador dos Conselhos Escolares Municipal – GAFCEM, que realiza anualmente o Encontro dos Conselhos Escolares, que está em sua sétima edição neste ano.

Além dos conselhos escolares, os pais também podem participar das Associações de Pais e Mestres (APMs). A Secretaria de Educação conta ainda com o apoio de três conselhos ligados à área: Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Alimentação Escolar e Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb – CACS/Fundeb. As eleições de novos membros destes conselhos são divulgadas por meio do site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. (Kelli Correa Brito)