Ano letivo tem início com entrega de uniforme e kits escolares e novos projetos do Move Mogi

Secretaria de Educação

05 de fevereiro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O retorno às aulas na rede municipal, nesta segunda-feira (05/02), contou com a apresentação das ações da área de educação do programa Move Mogi no Cempre Vereador Ivan Nunes Siqueira, no Oropó. O prefeito Marcus Melo visitou duas escolas, onde entregou os uniformes e kits escolares. No Cempre, apresentou os projetos executados em 2017 e o planejamento para os próximos anos. Uma das novidades é a construção de um novo Cempre em Jundiapeba, que atenderá 840 alunos.

O complexo educacional contará com 12 salas de aula, biblioteca multimídia, sala de dança, além de auditório e ginásio poliesportivo. “O projeto do Cempre terá investimento de 11 milhões e devemos iniciar as obras nesse ano. O prazo é de 18 meses”, explicou o prefeito, que esteve acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo. O prédio ficará na Rua José Pereira, esquina com rua Laurindo Pereira e Rua José Rodrigues Pires.

Além do novo Cempre, outras nove creches foram apresentadas pelo chefe do executivo. “Trata-se de um modelo novo que nós adequamos para 195 alunos em parceria com a comunidade, as entidades e a Secretaria de Educação. As propostas para as primeiras quatro creches estão na Secretaria de Obras e após o carnaval, deveremos conhecer as empresas vencedoras”, disse o prefeito.

As primeiras unidades serão construídas em Jundiapeba, que terá duas creches, e as outras no Mogi Moderno e no Jardim Universo. O investimento previsto é de cerca de R$ 11 milhões. Cinco terrenos foram desapropriados no final do ano passado nos bairros de Vila Cintra, Mogi Moderno, Vila São Sebastião, Conjunto Residencial do Bosque e Vila Natal. Os projetos estão sendo elaborados e a licitação deve ser feita ainda este ano.

O material didático da rede municipal também terá novidades neste ano. “Adotamos em 2017 o programa Ler e Escrever, material do Governo Estadual oferecido gratuitamente, para o ensino fundamental. Neste ano, complementamos com o EMAI para o ensino de matemática. Com o objetivo de padronizar o ensino da educação infantil, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação e profissionais das escolas elaboraram um material que será usado pelas escolas municipais e subvencionadas e também poderá ser compartilhado com outros municípios”, disse o prefeito.

No dia 20 de fevereiro, às 10 horas, serão apresentadas as novas ações do projeto Mogilínguas, uma parceria entre a Prefeitura e uma empresa da Bélgica, que oferecerá cursos online de idiomas gratuitos para mogianos acima dos 16 anos. Mogi deverá receber ainda uma ETECRI – Escola Técnica de Economia Criativa. Os alunos da rede municipal participarão neste ano das Jornadas de Leitura e de Matemática, além do Selo Escola + Verde, que deverá mobilizar as unidades em torno da questão ambiental.

A tecnologia ganha destaque com a aquisição de 1,2 mil tablets para as escolas municipais, o que atende atividades de informática de toda a rede municipal. O prefeito destacou projetos iniciados no ano passado, como a parceria com a Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, o Educa + Mogi Formação com vídeo aulas, o Prêmio Mogi: Educador por Excelência, o Selo Cozinha Nota 10 e ampliação da Aprendi. O projeto de musicalização, responsável pelo atendimento de 12 mil crianças na cidade, também foi destacado.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, é responsável pelo atendimento de 45.874 alunos, sendo 22 mil em período integral. Neste ano, estão sendo entregues mais de 41,5 mil uniformes e kits de material escolar , de acordo com a faixa etária dos alunos. O prefeito visitou a EM Profª Iracema Brasil de Siqueira e o CEIM Profª Ivone Aparecida de Jesus Larrubia Moya. Participaram da apresentação, no Cempre do Oropó, o vice-prefeito Juliano Abe, educadores, representantes da comunidade e autoridades. (Kelli Correa Brito)