Alunos são premiados na 2ª Olimpíada Mogiana de Robótica e 4ª Mostra de Robótica

Secretaria de Educação

29 de outubro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A vitória da equipe Girls Robotics, da Escola Municipal Prof. Dr. Jair Rocha Batalha, em Braz Cubas, na categoria Sumô de Robôs, marcou o encerramento da 2ª Olimpíada Mogiana de Robótica e da 4ª Mostra Municipal de Robótica Educacional, promovidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. O evento, realizado na sexta-feira (26/10), no Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar, animou o público da feira noturna, realizada no espaço às sextas-feiras e faz parte da programação do Outubro da Educação.

O público acompanhou desde às 14 horas, as competições nas categorias Sumô de Robôs e Seguidor de linha (simulação de resgate), que têm como referência a programação da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e também a mostra, em que foram apresentados protótipos robóticos desenvolvidos por alunos. A premiação dos três primeiros lugares de cada categoria e da mostra foi entregue a partir das 19 horas. O evento contou com 130 crianças foram inscritas de 13 escolas, sendo oito municipais e cinco de outras redes.

“Temos uma grande preocupação em preparar nossos alunos para o futuro e a Olimpíada de Robótica é uma grande ação neste sentido, incentivando nossos alunos desde cedo a pensar em desafios ligados à tecnologia. A participação dos pais nesta competição é fundamental para incentivar o desenvolvimento de nossas crianças”, disse o prefeito Marcus Melo, que esteve acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.

A equipe formada pelas alunas Ana Luiza Santos Cardoso e Agata Silva Maciel, de 11 anos e Bianca C. da Costa Almeida, de 10 anos, venceu a equipe Techoboys da mesma escola na categoria Sumô de Robôs. “Estamos muito felizes, foi ótimo. O primeiro e segundo lugar foi da nossa escola. A gente pode ser o futuro da tecnologia”, disse Agata, que representou o grupo na disputa.

Para a mãe da aluna, Amanda Josiane Souza Silva, que pela primeira vez viu a filha competir, o evento estimula aprendizagem dos alunos. “É maravilhoso. Eles acabam aprendendo Matemática, Física e Quimica. Aprendem a competir e ficam com vontade aprender mais”, disse. A categoria foi disputada por 20 equipes e o terceiro lugar ficou c om a equipe Demolidores, da Escola Municipal Profª Apparecida Ferreira Cursino.

A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou que o objetivo é ampliar o projeto para outras escolas. “Queremos levar este projeto para outras unidades. Agradecemos à equipe de orientadores de informática, que organizaram e trabalharam neste evento, que envolveu pais e alunos e tem como principal objetivo a evolução da aprendizagem de nossos alunos”. Participaram da premiação os secretários municipais Renato Abdo, de Agricultura e Marcos Regueiro, de Gestão, o vereador Antonio Lino.,

A Olimpíada também contou com a categoria Seguidor de Linha, que foi disputada por oito equipes. Os dois primeiros lugares ficaram com as equipes Fujitarinhos e Fujitarinhos 2, respectivamente, da Escola Municipal Fujitaro Nagao, no Cocuera, uma das pioneiras no programa de Robótica Educacional da rede municipal de ensino. O terceiro lugar ficou com a equipe SuperGeeks Pro, da escola SuperGeeks.

A 4ª Mostra Municipal de Robótica Educacional contou com a apresentação de oito projetos. Os trabalhos foram avaliados pelo coordenador do Polo Digital de Mogi das Cruzes, Rodrigo Garzi, o vereador Antonio Lino e o coordenador do Senai, professor Izidro Silva.  O trabalho vencedor foi o projeto “Sonar”, da EM Antonio Pedro Ribeiro, da Moralogia. O segundo lugar ficou com os alunos da EM Profª Ana Maria Barbosa Garcia, no Botujuru, com o projeto “Seguidor de Linha” e o terceiro ficou com o “Irrigador”, do Colégio Estrutural. (Kelli Correa Brito).