Alunos de escola municipal na Moralogia são premiados em concurso da Nasa

Secretaria de Educação

31 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Com apenas 10 anos, Luisa Stolemberg Rodrigues, aluna do 5º ano da Escola Municipal Antonio Pedro Ribeiro, Moralogia, trocou o sonho da Medicina pela Astronomia. Ela é uma das autoras do projeto da estação espacial Mogi C I, que recebeu menção honrosa no concurso Nasa Ames Space Settlement Contest, realizado pelo Centro Ames de Pesquisa, órgão da agência espacial americana.

A menina e os colegas de turma, Ana Beatriz Martins Costa; Ingrid Laíse Magalhães de Oliveira; Kauan Araujo Barbosa foram recebidos na manhã desta sexta-feira (31/03) pelo prefeito Marcus Melo, que destacou a importância da premiação para a educação mogiana.

Este é o primeiro ano em que o Brasil recebe premiações em 24 anos do concurso. Foram cinco prêmios e o país ficou entre os quatro mais premiados. “Essa é uma conquista da nossa cidade, parabéns a toda a equipe da Educação e aos nossos alunos que conquistaram essa premiação internacional para a cidade. É o reconhecimento de excelente trabalho feito pela Secretaria de Educação”, disse o prefeito. O concurso recebeu cerca de 1,5 mil trabalhos envolvendo 6 mil alunos.

Os estudantes mogianos elaboraram o projeto de uma estação espacial sustentável, que recebeu o nome de Mogi C I. A equipe deveria enviar a proposta em desenho, mas optou, com apoio do orientador de informática, João Kleber Indena Martins, por fazer uma pesquisa sobre o funcionamento da estação e uma arte em 3D, proporcionando uma visão mais detalhada do projeto.

“Escolhemos pesquisar o número de pessoas, como seria a energia e a comida, entre outros fatores. Como temos a oficina de Desenvolvimento de Jogos, surgiu a ideia de fazer a modelagem em 3D”, disse o orientador.  

Durante a visita, os alunos apresentaram uma maquete da estação espacial e explicaram seu funcionamento. Uma cópia do projeto foi entregue ao prefeito. A estação abrigará 1,5 mil pessoas em prédios para melhor aproveitar o espaço.

“Começamos a pesquisa pelas pessoas e procuramos deixar a estação em um planeta bem parecido com a Terra, Gliese 667”, afirmou Ingrid. O projeto apresenta ainda como será o transporte, uso de energia solar, saneamento básico, reserva natural, escolas, hospitais, agricultura, indústria e comércio, administração e controle. Os alunos do 4º ano Luiz Felipe Alves da Silva e Raiany Chagas Peliciari ajudaram na produção dos desenhos.

“O trabalho desenvolvido com nossas crianças demonstra que não temos limite, a educação transforma e permite adquirir novos conhecimentos. O nosso papel aqui na prefeitura é incentivar, fomentar e apoiar porque através da educação teremos jovens e cidadãos melhores”, destacou o prefeito. Essa conquista alimenta os sonhos de Luisa. “Vou ser astrônoma, vou trocar a Medicina. Se precisar saio de Mogi para estudar”, disse.

Os alunos já estão se preparando para o próximo ano. “Um pesquisador brasileiro do centro de pesquisa nos parabenizou e está nos incentivando a participar denovo. Já vamos nos preparar para o próximo concurso”, disse o orientador Martins.

A diretora da escola, Regina Célia Rissoni Valentim, e a secretária de Educação, Juliana Guedes, também acompanharam a visita. No ano passado, a escola conquistou três medalhas de ouro e uma medalha de bronze na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2016 e participou da Mostra Brasileira de Foguetes. (Kelli Correa Brito)