Alunos das escolas municipais terão afogado na merenda escolar no dia 25 de maio

Secretaria de Educação

05 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo esteve no Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, no início da tarde desta sexta-feira (05/05), para acompanhar as atividades do departamento e a apresentação do afogado, que será servido nas escolas no dia 25 de maio, data de início da Festa do Divino Espírito Santo, tradição cultural com mais de 400 anos de história em Mogi das Cruzes. A merenda escolar da cidade foi reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o Governo Federal.

Em abril de 2017, 54.429 alunos foram atendidos pela merenda escolar mogiana, entre alunos da rede municipal de ensino, projetos sociais das secretarias municipais de Assistência Social e Cultura e o Crescer. São cerca de 179 mil refeições feitas e distribuídas diariamente. “O papel que a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem feito e faz na merenda escolar é diferenciado pelo carinho que a equipe do departamento e as merendeiras das mais de 200 escolas dedicam ao seu trabalho. Muitas crianças têm na merenda sua melhor fonte de alimentação”, disse o prefeito, que esteve acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.

Melo visitou as instalações do prédio, como o almoxarifado central que concentram o estoque de produtos não perecíveis a serem distribuídos para as escolas. Os alimentos fornecidos pelo departamento e que compõem a merenda são: produtos estocáveis (arroz, feijão, macarrão, molho de tomate, oléo, etc), cárneos, panificados, hortifrutigranjeiros (verduras, legumes, frutas e ovos) e os alimentos fornecidos pela Agricultura Familiar (verduras e legumes) por meio de contrato com as cooperativas da cidade.

A visita também contou com a presença de secretários municipais, que puderam conhecer um pouco mais sobre a merenda escolar mogiana. “É importante que todos conheçam melhor o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação em todas as suas frentes para que possamos fazer um trabalho cada vez mais integrado”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes. A diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Eliana Mangini e a nutricionista responsável pelo departamento, Elisângela Teixeira apresentaram a equipe e as atividades realizadas pelo departamento, desde a preparação do cardápio, que visa oferecer uma alimentação mais natural, e controle de qualidade.

O afogado já está previsto no cardápio do mês de maio. A pesquisa sobre o prato tradicional mogiano está sendo feita há cerca de quinze dias. No dia 25 de maio, data em que o prato será servido, as escolas municipais receberão um material com a história do alimento e informações nutricionais. O objetivo é valorizar a cultura local. (Kelli Correa Brito)