Afogado é destaque no cardápio e na sala de aula das escolas municipais

Secretaria de Educação

25 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O afogado, prato típico mogiano, fez parte do cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino nesta quinta-feira (25/05), data em que tem início a Festa do Divino Espírito Santo neste ano. As unidades escolares aproveitaram o tema não só para valorizar a cultura e história de Mogi das Cruzes, como também para trabalhar outras disciplinas. No CEIM Dr. Carlos Garcia, em Nova Jundiapeba, os alunos do Infantil II relacionaram a palavra com as iniciais dos nomes das crianças da turma. No bairro do Cocuera, a Escola Municipal Fujitaro Nagao escolheu a receita para abordar a história da cidade e também as quantidades e a questão da alimentação.

Antes de degustar o afogado, as crianças do CEIM Dr. Carlos Garcia conheceram os ingredientes da receita. As professoras Adriana Cristina Rosa e Ivanda da Silva também usaram o tema para trabalhar a alfabetização. “Foi maravilhoso termos o afogado no cardápio nesta quinta. Podemos alinhar a cultura de Mogi com a prática pedagógica”, disse Mônica de Jesus Souza, coordenadora pedagógica da unidade, que atende 174 crianças de quatro meses a quatro anos.

“O afogado é muito bom. Hoje aprendi um pouco da história de Mogi que não conhecia”, contou Victória Correia Vasconcelos, aluna do 4º ano do ensino fundamental da Na EM Fujitaro Nagao. A professora da turma, Sandra Nazaret de Paula Assis Nunes, destacou a importância de resgatar a história da cidade. “É uma comida tradicional embargada de história, conversamos muito e fizemos registros no caderno. É um resgate histórico da cultura do nosso povo. É importante conhecer o passado para valorizar o futuro”, disse.

As unidades escolares receberam um informativo com a história, receita e informações nutricionais do afogado. Para a preparação do prato foram utilizados 2,3 mil quilos de carne, 1.538 quilos de batata, 460 quilos de tomate e 510 quilos de farinha de mandioca, além de salsão, louro, alho, jiló, cebola, salsa e pimentão. Acompanhou o afogado, uma salada de escarola, em que foram utilizados 549,6 quilos da verdura fornecida pela agricultura familiar, diferencial da merenda mogiana. (Kelli Correa Brito)