92 escolas e creches municipais recebem o Selo Cozinha Nota 10 Edição 2018

Secretaria de Educação

22 de outubro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A alegria e a emoção das equipes das cozinhas da rede municipal de ensino marcou a entrega do Selo Cozinha Nota 10 Edição 2018, organizado pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE). O prefeito Marcus Melo destacou a importância da premiação, realizada na noite da última sexta-feira (19/10) no Cemforpe, para o reconhecimento do trabalho realizado pelas profissionais. O número de escolas premiadas cresceu, passou de 51 em 2017 para 92 neste ano.

Uma comissão formada por membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e as visitadoras do DAE avaliaram 206 escolas. “O selo foi criado para orientar, acompanhar, monitorar e ensinar. É um reconhecimento e agradecimento da Prefeitura de Mogi das Cruzes e de toda a cidade pelo trabalho de cada um de vocês em oferecer uma alimentação de qualidade a 46 mil crianças todos os dias. Tivemos um crescimento de 91% no número de escolas premiadas, o que é grande avanço”, disse o prefeito Marcus Melo.

Pelo segundo ano consecutivo o item melhor avaliado foi o de comida mais saborosa, com 99% de aprovação. Este dado reflete a satisfação dos alunos com o que está sendo servido nas escolas. Neste ano, a merenda escolar passou a contar com ovos de codorna e peixe, além da ampliação da oferta de produtos para dietas especiais. Para o presidente do CAE, Rafael Ballestero, as escolas evoluíram com a premiação. “Vimos uma grande evolução nas escolas nesta segunda edição do prêmio. Todos estão de parabéns”, disse.

As três unidades administradas pelo Instituto da Criança Santa Clara, os CEIMs Profª Therezinha Miranda de Paula (Rodeio), Profª Ivone Ap. de Jesus Larubia Moya (Vila Suissa) e Maria Apparecida de Campos Masci Faria (Jardim Aracy) receberam a premiação. “É fantástico. Foi um trabalho feito com muito amor em todas as unidades”, disse a diretora pedagógica da unidade do Jardim Aracy, Ariele Mariano. A premiação contou com a apresentação do cantor Eduardo Henrique.

O selo é um reconhecimento do trabalho realizado diariamente com o objetivo de oferecer uma alimentação segura, saudável e saborosa para os alunos e também o empenho de toda a comunidade escolar na promoção e mobilização para a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A avaliação foi feita entre os meses de agosto e setembro. Foram premiadas 43 creches, 16 escolas de educação infantil, 18 de ensino fundamental e 15 de período integral.

“Nossa responsabilidade é sempre muito grande e procuramos a cada dia fazer um trabalho melhor. Parabéns a todos pela dedicação no dia a dia de nossas escolas e creches. São mais de 46 mil alunos qeu são bem educados e bem alimentados em nossas escolas, recebendo a melhor merenda do Brasil”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. A relação completa dos vencedores está disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Os profissionais das cozinhas poderão participar dos cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, na Escola de Empreendedorismo e Inovação, no Centro. “O exemplo que vocês dão todos os dias é motivo de orgulho para nós. Temos os cursos da Escola de Empreendedorismo que vocês poderão participar também”, disse Karin Melo, presidente do Fundo Social. (Kelli Correa Brito)