Programação da Jornada do Patrimônio 2017 se concentra neste final de semana

Secretaria de Cultura

16 de agosto de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste final de semana acontecerão as principais atividades da programação de Mogi das Cruzes da Jornada do Patrimônio 2017. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, o evento tem por objetivo valorizar bens históricos preservados em municípios paulistas e está acontecendo pela primeira vez na cidade. A programação mais extensa é do sábado (19/08), que reúne visitas monitoradas a dois prédios históricos da cidade, mais palestra na Igreja Ordem Terceira do Carmo.

Veja a programação completa

As visitas monitoradas deste sábado (19/08) serão na Pinacoteca de Mogi das Cruzes e no Museu Guiomar Pinheiro Franco, ambas das 10h às 14h. Os interessados em participar devem fazer agendamento prévio, mediante ligação para o telefone 4798-6900, da Secretaria Municipal de Cultura. A orientação é para que as chamadas sejam feitas a partir das 14h.

Também neste sábado (19/08) será realizada, a partir das 14h, a palestra “O Portal para o Invisível: Patrimônio, Pintura e Iconografia na Ordem Terceira do Carmo de Mogi das Cruzes”. Trata-se de uma apresentação, comandada pelo pesquisador José Roberto de Almeida, sobre as pinturas existentes no interior da Igreja Ordem Terceira do Carmo.

Além de falar sobre as pinturais atuais e as anteriores, cobertas pelas atuais, o pesquisador vai mostrar os resultados de um trabalho detalhado de identificação das 17 personagens religiosas pintadas no forro da nave principal da Igreja. A atividade é voltada para pessoas com idade a partir de 16 anos e as inscrições devem ser feitas pelo link abaixo:

Inscreva-se na palestra "O Portal para o Invisível: Patrimônio, Pintura e Iconografia na Ordem Terceira do Carmo de Mogi das Cruzes

Já neste domingo (20/08), serão duas as atividades pela programação da Jornada do Patrimônio, ambas no mesmo local: visita monitorada ao Casarão do Chá e visitação à exposição A Arte na Arquitetura, que desde o último domingo ocupa o mesmo espaço. Para esta visita, que está marcada das 10h às 17h, os interessados devem agendar previamente por meio do telefone 4792-2194, da Associação Casarão do Chá.

Já a exposição tem visitação livre, das 9h às 17h, e seguirá ocupando as instalações do Casarão do Chá até o dia 3 de setembro, com visitações abertas por mais três domingos.

A programação da Jornada do Patrimônio em Mogi das Cruzes compreende ainda um bate-papo sobre a evolução da história do município, a ser realizado em quatro datas, começando pelas próximas segunda e terça-feiras (21 e 22 de agosto), em dois horários – às 10h e às 14h, no prédio do Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos (Museu dos Expedicionários).

Quem vai comandar o bate-papo é a arquiteta e presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap), Ana Sandim, que também leciona Arquitetura na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). As inscrições para este bate-papo também devem ser feitas pelo telefone da Secretaria de Cultura (4798-6900), das 14h às 18h.

A Jornada do Patrimônio 2017 se propõe a refletir sobre as mudanças de uso e significado do patrimônio e o que essas mudanças projetam para o futuro. Um dos principais objetivos é mudar o entendimento e a relação que as pessoas têm com relação ao patrimônio histórico, de modo que ele passe a ser visto como um fator gerador de renda e desenvolvimento para as cidades.

O evento já teve algumas edições realizadas exclusivamente na capital paulista e neste ano pela primeira vez está sendo levado a outros municípios do Estado. São ao todo 15 cidades participantes. Os locais foram escolhidos com base no acervo que possuem em termos de patrimônio. A participação de Mogi das Cruzes, logo, simboliza o reconhecimento do Governo do do Estado perante o patrimônio existente na cidade. 

Toda a programação é gratuita. (Lívia de Sá)