Prefeito Marcus Melo participa da abertura da 32ª edição do Akimatsuri

Secretaria de Cultura

01 de abril de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, participou no início da tarde deste sábado (01/04) da abertura da 32ª edição do Akimatsuri, no Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes no bairro da Porteira Preta.

O Akimatsuri é um grande evento da comunidade japonesa mogiana, que reúne no Centro Esportivo do Bunkyo apresentações artísticas e culturais, praça de alimentação, centro de negócios, minishopping e exposição agrícola. Neste ano, pela primeira vez, a Lei de Incentivo à Cultura foi ferramenta de auxílio à organização da festa.

“O Akimatsuri é a maior festa nipo-brasileira do Estado de São Paulo e traz uma oportunidade lazer para as famílias de Mogi, do Alto Tietê e do Estado de São Paulo. É uma festa que permite que a cidade possa ter mais visitantes e já é tradicional em nossa região. Quero parabenizar os organizadores pela excelente festa que estamos participando hoje”, disse Melo. A expectativa de público para este ano é 80 mil visitantes.

Além do apoio oferecido pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde, Transporte e Segurança, a festa contou com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, aprovada para o ano passado, que permitiu que os organizadores fizessem a captação de recursos.

“A lei possibilitou que parte dos recursos do ISS e IPTU pudessem ser direcionados para a festa”, disse o prefeito, que participou da cerimônia da quebra do barril de saquê, uma solenidade que traz sorte, de acordo com a tradição japonesa.  Em seguida, foi aberto o Pavilhão Agrícola, onde agricultores de diferentes tipos de cultura expõem seus produtos de uma maneira bem diferente.

Para o prefeito, além de apresentar o agronegócio mogiano, a festa é uma oportunidade para fomentar o turismo na cidade.

“O turismo é um novo eixo de desenvolvimento econômico importante que estamos trabalhando. Com a aprovação do projeto de inclusão de Mogi das Cruzes ao Programa Município de Interesse Turístico, teremos um investimento de R$ 600 mil por ano, por meio de uma parceria com o governo estadual”, afirmou.

Durante a solenidade, o vice-prefeito Juliano Abe entregou, com o vereador Pedro Komura, autor da propositura, o título de cidadão mogiano a Antonio Hélio Junqueira, autor do livro “100 anos de feiras livres na cidade de São Paulo".

O escritor doou 300 exemplares da obra para a cidade e região. O evento contou com a participação de secretários municipais, vereadores, deputados federais e estaduais e o cônsul-geral do Japão, Takahiro Nakamae.

O Akimatsuri é realizado nos dois primeiros finais de semana de abril. A programação segue nos dias 8 e 9 de abril. São mais de 60 atrações no palco da festa, entre elas grupos de danças folclóricas japonesas, teatro japonês e grupos de taikos. Os visitantes encontram no local portal japonês (torii), lanternas japonesas (tyotins), uma vila cultural com oficinas de shodô (escrita japonesa), origami e mangá, entre outras atividades. (Kelli Correa Brito)