Prefeito abre exposição “Kaunas 1919 – 1939”; mostra segue até o dia 20, no Centro Cultural

Secretaria de Cultura

07 de março de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo abriu oficialmente, na tarde desta quinta-feira (07/03), a exposição Kaunas 1919 – 1939: Capital Inspirada pelo Movimento Moderno. A mostra em Mogi das Cruzes é uma parceria entre a Prefeitura e o Consulado Geral da República da Lituânia e ficará em cartaz até o dia 20 de março. Mogi é a segunda cidade a receber a exposição. Antes, estava em São Paulo, na Biblioteca Villa Lobos. A vinda para o município foi acertada em janeiro, durante uma reunião entre o prefeito Marcus Melo e a cônsul-geral da Lituânia, Laura Tupe.

“Fico feliz quando colocamos propostas em prática. Quando conversamos sobre o que poderíamos construir juntos, decidimos por realizar esta exposição. Que seja a primeira de muitas parcerias. Mogi das Cruzes continua de portas abertas ao consulado lituano”, disse Melo.

A mostra reúne fotografias da arquitetura de Kaunas (segunda maior cidade da Lituânia) do início do século 20, quando o local ocupou um lugar importante no mapa da Europa e aproveitou a oportunidade para tornar-se um centro europeu e uma cidade de arquitetura modernista do período entre guerras.

Nesta época, surgiram personagens que serviram de exemplo a toda uma geração de arquitetos lituanos, e a atual escola de arquitetura lituana formou-se baseada nessa arquitetura. Kaunas conseguiu acumular um tesouro arquitetônico moderno em um território compacto, que pode competir com a arquitetura moderna do século 20 da Cidade Branca de Tel Aviv (Israel), de Budapeste (Hungria), de Weimar (Alemanha) ou de outras grandes cidades europeias.

“Esta mostra foi criada pelo Centenário da Restauração do Estado Lituano, no ano passado. Todos esses prédios (mostrados nas fotografias) existem e pertencem a famílias ou ao Estado, e estão nas listas preliminares de patrimônio da Unesco. É uma satisfação contar, pela arquitetura e fotografia, um pouco da história da Lituânia”, destacou Laura Tupe.

O vice-prefeito, Juliano Abe, também enfatizou a relação com a história. “Todos nós sentimos alegria em falar de nossa história e nossas origens, e me chamou a atenção o sorriso da cônsul ao falar de seu país. Esta exposição, sem dúvida, será um grande aprendizado para nós e para os cidadãos de Mogi das Cruzes, para que valorizemos nossa história. Que os estudantes de arquitetura e de nossa rede possam vir aqui apreciar e se inspirar nesse trabalho”, disse Abe.

“A exposição é um mergulho histórico no movimento moderno que trouxe novos conceitos de design e inspirou mudanças em cidades como Kaunas, na Lituânia que se transformou em uma atração pela arquitetura marcante”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori. “Nosso centro cultural é uma conquista de Mogi das Cruzes e ficamos muito gratos pela oportunidade de receber esta exposição”, concluiu o secretário.

A cônsul lituana foi uma das representantes de países europeus que estiveram em Mogi das Cruzes em novembro do ano passado. Na ocasião, 10 países da Comunidade Europeia vieram ao município e conheceram o potencial econômico da cidade. Na ocasião, participaram da visita representantes da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Suécia.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 - Centro. A exposição poderá ser visitada das 9h às 18h. (Julio Nogueira)