Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi vai se apresentar no Festival de Inverno de Campos do Jordão

Secretaria de Cultura

21 de julho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, recepcionou na manhã desta sexta-feira (21/07) o secretário-adjunto de Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello e o diretor executivo da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Marcelo Lopes, que vieram à Prefeitura para fazer um importante anúncio: pela primeira vez, a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes vai se apresentar no Festival de Inverno de Campos do Jordão, que é o maior festival de música instrumental da América Latina e tem reconhecimento internacional.

“A Orquestra Sinfônica da cidade é o símbolo de que temos a preocupação em dar continuidade aos bons projetos e às políticas públicas voltadas efetivamente para o bem da cidade e àquilo que ela precisa. Este convite para se apresentar no Festival de Inverno de Campos do Jordão vem a coroar esse projeto, que foi sendo desenvolvido ao longo de tantos anos e com tanta maestria. É uma grande conquista e a prova de que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito.

A apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes no Festival de Campos do Jorão será no próximo dia 29 de julho, ao meio-dia, na Praça São Benedito, mais conhecida como Praça do Capivari. Composto por aproximadamente 60 músicos, o grupo de Mogi das Cruzes vai apresentar o Concerto Aberturas e Árias de Ópera, com o tenor Sérgio Wernec, que é regente e fundador do Coral Musicativa e também atua como regente assistente do Coral Lírico Municipal de São Paulo.

“Este para mim é um momento ímpar. É incrível imaginar que tudo isso teve origem lá em 2001, com a criação do Coral Canarinhos do Itapety, que a princípio era um projeto pequeno. Caminhamos muito para chegar até aqui. Escolhi um repertório desafiador para essa apresentação tão importante e fiz questão também de convidar o tenor Sérgio Werneck, que também é mogiano, para estar lá junto à orquestra”, destacou o maestro regente e diretor artístico do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, Lélis Gerson, que fez também um agradecimento a José Luiz Freire de Almeida, atual secretário de Governo da Prefeitura e criador, em 2001, do coral Canarinhos do Itapety.

O diretor executivo da Fundação OSESP, Marcelo Lopes, confessou-se impressionado com o projeto de musicalização desenvolvido na cidade. “Isso não é comum, nem no Brasil, nem na Europa e nem nos Estados Unidos. Não conheço outro projeto dessa envergadura, o que me faz crer que muito em breve todos os grandes músicos deste país sairão de Mogi das Cruzes. E essa participação no festival de Campos do Jordão é uma etapa fundamental dentro desse processo, pois o evento é um verdadeiro rito de passagem para os grandes músicos do Brasil”, destacou.

O secretário Romildo Campello também enalteceu o projeto e falou sobre a importância de despertar a consciência de que a cultura não só atua no desenvolvimento humano e da consciência de cidadania, como também é uma importante ferramenta para a geração de emprego, renda e mercado. “A Inglaterra ganha mais dinheiro com rock´n´roll do que com a indústria tradicional, como de aço, por exemplo. Temos totais condições de fazer isso também e de transformar as nossas produções culturais em algo a ser exportado para o mundo todo. Veja este exemplo de Mogi das Cruzes. A importância deste projeto e a que patamar ele chegou”, frisou.

Campello também informou que pretende promover uma aproximação maior o projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e a OSESP. “Todos os domingos acontecem apresentações de grupos da OSESP na Sala São Paulo. A ideia é, a princípio, reservar assentos nessas apresentações, para músicos e alunos de projetos de musicalização, como o de Mogi das Cruzes”, anunciou, explicando que essa convivência e troca de experiências é fundamental para o crescimento em termos de formação musical de todos os envolvidos.

Outra novidade, anunciada durante o encontro, é o fortalecimento dos grupos de cordas junto ao projeto de uma forma geral. A ideia é adquirir instrumentos de cordas e, a partir de 2018, passar a inseri-los nas aulas de musicalização e ensino sinfônico dentro das escolas, para a formação das bandas sinfônicas escolares.

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, lembrou ainda que só pelo fato de a orquestra de Mogi das Cruzes ter sido inserida na programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão, já apareceu um convite para uma apresentação, no início de agosto, na cidade de Caieiras. Já o maestro Lélis Gerson destacou que no dia 25 de julho, a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes vai se apresentar na cidade de Areias, mais um sinal do reconhecimento e da visibilidade que já tem o projeto da cidade.

O projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes nasceu em 2001, com a criação do coral Canarinhos do Itapety. Hoje em dia, o projeto atende a mais de 10 mil crianças e jovens da cidade e se subdivide em diversos grupos, além do coral, que completa neste ano 15 anos de estrada. Os grupos são: Quarteto de Metais, Quinteto de Cordas, Camerata de Cordas, Orquestra Minha Terra Mogi, Banda Boigy, Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, as 15 bandas sinfônicas escolares e a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes.

A Orquestra Sinfônica Jovem é o grupo mais experiente dentro do projeto e tem em sua composição músicos que estão há muitos anos no projeto e atuam, em muitos casos, como monitores e professores dos alunos mais jovens. O grupo já se apresentou com grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Guilherme Arantes, Ivan Laes, Moraes Moreira, Toquinho, Milton Nascimento, Lô Borges, Elba Ramalho, Fábio Júnior, Palavra Catada e a dupla Victor e Leo, nos shows de aniversário da cidade.

Para mogianos

O concerto que a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes apresentará em Campos do Jordão também pode ser conferido pelos mogianos, na próxima quarta-feira, dia 26 de julho, que é Dia de Sant´Anna, padroeira da cidade e feriado municipal. A apresentação, inserida na programação do Festival de Inverno Serra do Itapety 2017, será às 20 horas, no Theatro Vasques. (Lívia de Sá)

 

Programa

Concerto Aberturas de Ópera e Árias de Ópera

Com: Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes

Regente: Lélis Gerson

Tenor: Sérgio Wernec

 

Gioacchino Rossini

La Gazza Ladra: Abertura

Giuseppe Verdi

La Traviata: Prelúdio do Ato I

Gaetano Donizetti

L´Elisir d´Amore: Una furtiva lacrima

Giacomo Puccini

Tosca: E lucevan le stelle

Gioacchino Rossini

O Barbeiro de Sevilha: Abertura

Giuseppe Verdi

Rigoletto: La donna è mobile

Giaccomo Puccini

Turandot: Nessun dorna