Orquestra de Câmara de São Paulo se apresenta neste sábado no Theatro Vasques

Secretaria de Cultura

06 de setembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste sábado (09/09), a partir das 20 horas, o Theatro Vasques será palco para uma apresentação especial, trazida à cidade por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Sesc Santo André. É o concerto “Música Brasileira: Erudita ou Popular?”, protagonizado pela Orquestra de Câmara de São Paulo (OCSP). A orientação aos interessados é chegar com uma hora de antecedência para fazer a retirada dos ingressos, que serão distribuídos gratuitamente.

O repertório a ser apresentado ao público mogiano faz parte de um CD lançado pela OCSP em 2015. Trata-se de uma compilação de obras de renomados compositores brasileiros do século XX e que incita o questionamento sobre a real distância existente entre os gêneros erudito e popular, entrelaçando tudo isso à música brasileira.

Não por acaso, os compositores reunidos neste CD têm como característica comum intensa atuação tanto na música de concerto como na música popular. Isso é um fator primordial para mostrar que os dois nichos, tradicionalmente tão polarizados e distantes, podem na realidade estar muito próximos.

A Orquestra, que estará presente na cidade com 16 músicos - sua composição completa - traz para os espectadores músicas que são pouco conhecidas do grande público, com atividades musicais e a participação ativa da plateia, a fim de estabelecer um elo entre a obra finalizada pelo compositor e suas inspirações na cultura popular.

O CD “Música Brasileira: Erudita ou Popular?” é fruto de um trabalho que começou em 2012. Foram, portanto, três anos de desenvolvimento do projeto, com concertos em diversas cidades do Estado de São Paulo, até que o CD se tornasse uma realidade.

O Theatro Vasques fica na rua Dr. Corrêa, 515, no Centro Histórico de Mogi das Cruzes. 


Sobre a Orquestra de Câmara de São Paulo

A OCSP é uma orquestra independente fundada em outubro de 2011 e composta por integrantes de diferentes formações e experiências. Ela reúne ao mesmo tempo músicos experientes que já integraram grandes orquestras brasileiras e jovens instrumentistas recém-inseridos no mercado de trabalho da música. O grupo tem como meta se especializar em repertório brasileiro e divulgar música pelo Estado de São Paulo, bem como por todo o Brasil.

O regente da OCSP é o maestro Ricardo Cardim, mestre em música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). 

 

Repertório:

1. Quatro momentos n.3 (Ernani Aguiar )

2. Cinco miniaturas brasileiras (Edmundo Villani-Côrtes)

3. Mini Concerto Grosso (Claudio Santoro)

4. Ponteio (Cláudio Santoro)

5. Petrópolis de Minha Infância (Guerra-Peixe)

6. Canções Populares do Brasil nº 1

7. Choreando – Coletânea de choros (Arranjo: Arthur Barbosa)