Oficina gratuita com a atriz e diretora Eliana Fonseca está com inscrições abertas

Secretaria de Cultura

02 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para a oficina “O Ator na Linguagem do Cinema”, que será ministrada no dia 28 de março, das 18h às 22h, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. À frente da oficina estará Eliana Fonseca, atriz, roteirista e diretora de teatro brasileira, que atuou por longos anos na TV Cultura. São 20 vagas no total e os interessados têm até o dia 27 deste mês para se inscrever, lembrando que as inscrições serão encerradas tão logo a turma seja formada. A participação é totalmente gratuita.

A única restrição aos participantes é com relação à idade – é preciso ter no mínimo 14 anos. O público-alvo abrange atores, diretores e roteiristas, interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o trabalho e o papel do ator. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para a Secretaria de Cultura (culturamogi@pmmc.com.br) com o assunto “Oficina Pontos MIS – 28/03”. No corpo do e-mail, é necessário informar nome completo, endereço, telefones para contato e data de nascimento.

A proposta da oficina é pensar e discutir as principais diferenças técnicas do trabalho do ator no teatro e no cinema, mostrar o ator como figura criativa dentro do processo de construção da narrativa, além de abordar a concepção do personagem sob o ponto de vista da decupagem e “mise-en-scène”.

Tudo isso será conduzido pela experiente atriz Eliana Fonseca, que é formada em cinema pela ECA/USP e também pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP). No campo do cinema, Eliana já dirigiu cinco curtas-metragens, quatro longas e atuou em dezenas de outros filmes, tendo recebido, ao longo de sua carreira, vários prêmios como diretora e atriz. Também tem forte atuação no teatro, dirigindo diversas produções. Na TV, teve como destaque seu trabalho de direção e atuação em programas infantojuvenis de humor, além de ter atuado em duas novelas e dezenas de séries dramáticas. Atualmente, dá aulas de direção cinematográfica na universidade Senac e coordena o projeto É Nóis na Fita, um curso gratuito de cinema direcionado a jovens de áreas periféricas.

Esta é mais uma oficina oferecida pelo projeto Pontos MIS, uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o Museu da Imagem e do Som. O programa, que está presente em várias cidades paulistas, tem como proposta a circulação e difusão audiovisual, com o objetivo de formar público e disseminar obras cinematográficas. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6903. (Lívia de Sá)