Oficina "A Mediação da Leitura pela Escrita" recebe inscrições e a participação é gratuita

Secretaria de Cultura

19 de junho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para a oficina “A Mediação da Leitura pela Escrita”, um curso promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), que será realizado gratuitamente no dia 5 de julho, das 10h às 17h, na Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Sant´Anna. Há 30 vagas disponíveis, destinadas a pessoas com idade a partir dos 16 anos e os interessados devem se inscrever pela Internet, até o dia 4 de julho.

Leia mais

Increva-se

O curso é aberto a todos os interessados, porém tem como público-alvo profissionais de biblioteca e envolvidos com salas e programas de incentivo à leitura. A ideia da atividade é discutir processos criativos e cognitivos relacionados à leitura e à escrita literária, avaliando a escrita como processo de mediação da leitura.

Conduzido por um escritor, o módulo abordará a escrita literária e cotidiana, a leitura por meio da visão de um autor, o risco da alienação pela leitura, autor e leitor como um sistema único e o processo da escrita.

Quem ministrará o curso é Roberto Taddei, escritor com várias obras publicadas e mestre em Criação Literária Pela Columbia University. Taddei é também coordenador do curso de pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz, em São Paulo e escreve resenhas e críticas de livros para importantes portais, revistas e jornais brasileiros, entre eles o Caderno Ilustrada, da Folha de São Paulo. “Existe e está aqui e então acaba”, de 2014 e “Terminá-lia”, de 2013, são algumas de suas obras.

O objetivo da iniciativa é também problematizar a autonomia e a autoridade do leitor na relação com a obra literária, discutir os processos criativos e cognitivos relacionados à escrita literária, investigar procedimentos criativos utilizados por autores em textos literários e avaliar a possibilidade da escrita como processo de mediação da leitura.

A Biblioteca Municipal, onde acontecerá o curso, fica no segundo andar do prédio do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro.