Mais um CD gravado no EMAM terá show de lançamento neste sábado

Secretaria de Cultura

10 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste sábado (11/03), mais um projeto gravado no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM) será lançado oficialmente na cidade. É o álbum “Carta na Manga”, assinado pelo grupo homônimo, um CD autoral, que mistura a sonoridade contemporânea ao clássico e tradicional da música brasileira. O show será às 20 horas, no Theatro Vasques, com entrada gratuita. Aos interessados, a orientação é chegar com uma hora de antecedência, para garantir a retirada de ingressos.

Além dos membros do grupo em si – atualmente o Carta na Manga conta com sete componentes – também participarão do show artistas convidados, que contribuíram direta ou indiretamente para a concretização do projeto. São nomes como Jéssica Areias, Beto Bianchi, Guilherme Bandeira e Vanderlei Oliveira.

A proposta do projeto é fazer uma imersão no universo dos ritmos brasileiros e da poesia em língua portuguesa, por meio de composições novas e outras que já existiam, porém que ganharam nova roupagem, com arranjos de Evandro dos Reis, responsável também pela direção artística do show. Já a direção musical da apresentação é de Beto Bianchi.

Este é o primeiro CD do Carta na Manga. Após ser aprovado no edital de seleção do EMAM, o grupo entrou para gravar em 2016 e cumpriu as 80 horas às quais tinha direito apenas com as gravações. Os trabalhos de mixagem e masterização foram feitos na Itália, aproveitando a ida ao país europeu de um dos membros do grupo.

O álbum também contou com diversas participações e parcerias com outros artistas, sendo algumas gravadas em outros estúdios, até pela questão da distância física e local de moradia dos artistas que colaboraram.

Criado em janeiro de 2009, Carta na Manga é um grupo de compositores e intérpretes que, em seu trabalho de pesquisa e criação, busca relações com outras linguagens como a literatura, dança, o teatro e as manifestações populares brasileiras.

O trabalho é fundamentado na relação entre a pesquisa e a prática de compor, interpretar e reinventar canções, músicas, poemas e prosas, a fim de proporcionar ao ouvinte diferentes experiências e possibilidades sonoras. As inspirações do grupo estão presentes nas manifestações tradicionais brasileiras e na poesia que se manifesta no cotidiano.

Além dos espetáculos musicais, Carta na Manga realiza, também, diversos trabalhos na área da educação em música e dança popular, através de oficinas e cursos oferecidos à população.

Compõem o Carta na Manga Gustavo Castro Lima e Lívia Barros, que foram, na realidade os fundadores do grupo e também Flávio Rubens, Helo Rossi, Ale Moura, Juliana Cardoso e Evandro dos Reis.

O Theatro Vasques fica na rua Dr. Correa, 515, no Centro Histórico de Mogi das Cruzes. (Lívia de Sá)