Inscrições estão abertas para oficina gratuita de contação de histórias com Vanderléia Barboza

Secretaria de Cultura

06 de agosto de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade
As inscrições para a oficina de contação de histórias com Vanderléia Barboza estão abertas e os interessados devem ir pessoalmente ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes

A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para a oficina gratuita de contação de histórias com Vanderléia Barboza, que será realizada entre os dias 27 e 30 de agosto. São 20 vagas no total e os interessados devem ir pessoalmente ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes, portadto RG, CPF e comprovante de residência (somente originais).

Os participantes precisam ter idade mínima de 16 anos e preferencialmente residirem em Mogi das Cruzes. O período de inscrições se estende até o dia 23 de agosto, ou até quando houver vagas disponíveis.

A atividade aborda o encanto, a importância e as técnicas da contação de histórias com elucidações comparativas entre mediação de leitura, leitura mediada e contação de história, para a formação de leitores e desenvolvimento humano.

O objetivo da oficina é desenvolver a potencialidade da contação de histórias como uma ferramenta de aproximação da literatura como arte, por meio de uma experiência significativa com o universo das histórias de tradição oral, bem como criar um espaço de debate sobre o (re)aprender a ouvir.

A atividade também se propõe a apresentar os fatores históricos, a importância e valores social e humano no ato de contar histórias, pontuar o uso de estruturas e linguagem diferenciadas na contação de histórias e oportunizar aos cursistas a prática da contação de histórias sob a ótica da ação profissional e da ação empírica.

Os participantes terão ainda a oportunidade de aguçar a percepção sobre como as histórias da tradição oral são contemporâneas, e como o seu conteúdo simbólico oferece uma perspectiva ampliada e integradora do ser humano e suas relações com o mundo em que vive.

A ação visa, por fim, dar acesso a técnicas do ato de contar histórias, oferecer conteúdos literários, possibilitar vivência com exercícios que desenvolvem a habilidade da contação de histórias e apresentar os diferentes contextos nas práticas de contar histórias, mediar leitura e realizar leitura mediada.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde as inscrições devem ser feitas, fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro da cidade.

Mais informações podem sr obtidas pelo telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)