Festival Mogi das Cruzes em Dança começa nesta quinta-feira no Cemforpe

Secretaria de Cultura

21 de junho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Nesta quinta-feira (22/06), a partir das 19 horas, terá início o Festival Mogi das Cruzes em Dança, antigo Festival Alto Tietê de Dança, que chega em 2017 à sua 10ª edição. Durante quatro dias, o Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) será palco para a apresentação de mais de mil bailarinos de diversas partes do país, que vêm à cidade especialmente para participar do evento comandando pela bailarina e coreógrafa Regina Cunha, já tido como referência nacional do segmento.

Além das 300 coreografias inscritas em diversas categorias e modalidades, o Festival incorpora outras ações, como workshops e a pré-seleção de bailarinos para realizarem cursos nas Escolas Bolshoi do Brasil. Professores da escola estarão presentes ministrando cursos, integrando o júri do festival e também oferecendo bolsas para esta, que é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo.

O festival também vai incorporar o viés social, uma vez que os ingressos devem ser trocados por um agasalho novo ou em bom estado. A arrecadação será destinada a diversas entidades de Mogi das Cruzes e região, sendo o Fundo Social de Solidariedade, por meio da Campanha do Agasalho 2017, uma delas.

O evento terá ainda novidades, como a presença do mogiano Felipe Moreira, vencedor do reality show “Desafio da Beleza”, do canal fechado GNT, que ensinará técnicas de maquiagem. Além disso, o público poderá assistir à apresentação de duas companhias convidadas – a Cia. Tentáculo e a Cia. Circuito de Dança Clássica Jolles Salles.

Serão premiados os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada uma das modalidades e categorias. O melhor trabalho de clássico receberá o troféu Aracy de Almeida, o melhor trabalho de jazz ficará com o troféu Roseli Rodrigues e a coreografia em destaque ganhará o troféu Revista Dança Brasil, com direito a uma matéria de destaque na publicação. Adicionalmente, será escolhida uma coreografia para participar da final do Salto Fest Dance sem qualquer custo e com a chance de ir ao Norte Festival Dance, em Portugal.

O corpo de jurados será composto por oito profissionais de renome no segmento da dança, a quem caberá a avaliação de tudo o que for apresentado.

A proposta do Festival Mogi das Cruzes em Dança é divulgar a arte, unir a classe, servir como uma vitrine para os talentos da dança regional e também proporcionar o crescimento aos profissionais e amantes do segmento.

Ao longo de sua história, a realização já contou com a participação de mais de 3 mil bailarinos, teve público de mais de 10 mil pessoas e pôde arrecadar, também, mais de 10 mil peças de agasalho.

O Festival Mogi das Cruzes em Dança tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e faz parte do calendário oficial de eventos do município. Também conta com apoio via Lei Municipal de Incentivo à Cultura, dada sua relevância no campo artístico e cultural.

Mais informações e a programação completa podem ser obtidas no site oficial do Festival ou no telefone 4727-3123. O Cemforpe, onde será o evento, fica na rua Antenor Leite da Cunha, 55, na Vila Nova Mogilar. (Lívia de Sá)