Festival de Inverno Serra do Itapety 2018 atraiu público de 23 mil pessoas

Secretaria de Cultura

30 de julho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste último domingo (29/07), aconteceu o encerramento de mais um Festival de Inverno Serra do Itapety. O evento, que teve início no dia 30 de junho, atraiu público total de 23.077 pessoas. Foram 57 atrações e 574 artistas envolvidos na iniciativa, que já é tradicional dentro da agenda cultural do município.

Os pontos altos do festival, em que houve maior concentração de público, foi a abertura, com a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e convidados, como a pianista americana Shelly Moorman Stahlman, o espetáculo de encontro de coros, com a participação dos Canarinhos do Itapety e do coral 1º de Setembro e também os espetáculos comandados pela Orquestra de Sopros Paulista (OSP), projeto este viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC).

Outras atrações que reuniram público homogêneo foram as apresentações de corais aos domingos, no Theatro Vasques. Subiram ao palco o coral da Apampesp (Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público), Coral Arkturos e o Musicativa, que encerrou a programação do festival neste último domingo.

Como em edições anteriores, o Festival de Inverno de 2018 seguiu sua vocação de descentralização e promoveu a circulação, por quatro distritos da cidade, da peça “O Circo de Brinquedo do Palhaço Melancólico”,  viabilizada com recursos do Programa Municipal de Fomento à Arte e Cultura (PROFAC). A montagem teve sessões em praças públicas de Jundiapeba, Braz Cubas, Taiaçupeba, Sabaúna e finalizou sua participação no Largo do Rosário, na área central. 

O festival teve ainda espetáculos de fora, que circulam pelo Estado com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), como as peças “Da Terra à Lua”, da Cia. Sabre de Luz, “Abre a janela e deixa entrar o ar puro e o sol da manhã”, da Cia. De Teatro As Moças e os shows musicais “Qualquer pessoa entre nós”, com Carol Naine e "Pêndulo", com Marcio Lugó. 

Também houve eventos com programação fixa ao longo do mês, como a mostra “Repertório, Memória, Vivência...”, da artista Linda Fuga, que ocupou a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri até o último sábado (28/07) e a feira de livros no Largo do Rosário, que comercializou obras literárias a baixo custo de segunda a sábado. 

“Foi mais uma edição de sucesso, em que tivemos a oportunidade de oferecer uma programação de qualidade e com entrada gratuita para toda a população. É mais um ano em que vemos o nosso Festival de Inverno de Mogi consolidado no calendário cultural e turístico do município”, destaca o secretário municipal de Cultura e coordenador municipal de Turismo, Mateus Sartori. (Lívia de Sá)