Exposição Arte na Arquitetura fica até o dia 3 de setembro no Casarão do Chá

Secretaria de Cultura

15 de agosto de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Já está aberta no Casarão do Chá a quarta edição da exposição A Arte na Arquitetura, uma mostra de projetos arquitetônicos, que une arquitetura e arte, funcionalidade e plasticidade. A exposição fica aberta para visitação todos os domingos, das 9h às 17h e reúne um total de 21 projetos, selecionados por uma comissão e expostos no interior do edifício histórico. A entrada é gratuita.

A exposição é uma parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Cultura, com a Associação Casarão do Chá e o Colégio de Artquitetos (CDA). Participam dela arquitetos autônomos, escritórios de arquitetura e também estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Mogi das Cruzes.

Muitos projetos apresentam ideias e espaços inovadores, enquanto outros tomam como base elementos da cultura e da história de Mogi das Cruzes. Um dos projetos, por exemplo, tem como tema o Museu do Divino, em alusão à Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. Outro local que serviu como inspiração para um dos projetos expostos foi a estação ferroviária de Sabaúna, que é um dos pontos turísticos e de preservação da cidade.

Além de já fazer parte da agenda cultural do município, a exposição A Arte na Arquitetura foi inserida na programação da Jornada do Patrimônio 2017, evento realizado pelo Governo do Estado, que neste ano está acontecendo pela primeira vez em Mogi das Cruzes. A Jornada vai reunir, a partir deste final de semana, visitas monitoradas a museus e prédios históricos da cidade, como o próprio Casarão do Chá, uma palestra sobre as pinturas da Ordem Terceira do Carmo e rodadas de um bate-papo sobre a evolução da história de Mogi das Cruzes.

A visita monitorada ao Casarão do Chá acontecerá neste domingo (20/08) e os interessados devem agendar com antecedência, por meio do telefone 4792-2164, da Associação Casarão do Chá.

Já as visitas aos demais museus e prédios históricos devem ser agendadas previamente com a Secretaria de Cultura, no telefone 4798-6900. As ligações devem ser feitas a partir das 14h. 

A exposiçaõ A Arte na Arquitetura fica aberta até o dia 3 de setembro. Serão, portanto, mais três domingos de visitação.

O Casarão do Chá, que faz parte do patrimônio arquitetônico e cultural da cidade, fica na Estrada do Chá, cx. 05. O acesso é feito pela Estrada Fujitaro Nagao, km 3, no bairro do Cocuera.