Coroação do Rei do Congo 2019 acontece neste sábado no Centro da cidade

Secretaria de Cultura

06 de maio de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste sábado (11/05), a partir das 9 horas, terá início a Coroação do Rei do Congo 2019, a mais tradicional celebração do congado no Brasil, que simboliza o ritual de troca de coroa. O evento é uma realização da Malungada Produções e Casa do Congado e tem apoio da Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e também da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).

A concentração dos grupos de Reinado de Congos de Mogi das Cruzes será a partir das 9 horas, no Largo do Rosário. De lá, todos saem em cortejo pelos principais locais de celebração na área central da cidade, entoando cantos de louvação com toques e danças para celebrar a chegada dos novos coroados.

A saída do cortejo, logo após as saudações iniciais, está marcada para as 10h30. Já a chegada ao Largo Bom Jesus, endereço de destino do evento, deve acontecer às 11h. A partir desse horário começam as celebrações de troca de coroa e as saudações aos novos coroados.

O evento de Coroação do Rei do Congo está ligado ao processo devocional, artístico e cultural da Congada, antiga expressão popular, ocorrente em quase todo Brasil. Os seus relatos mais antigos levam para o Estado de Pernambuco, onde seus fundamentos se entrelaçam ao Maracatu, expressão que significa Rei do Congo.

Em Mogi das Cruzes, esta manifestação aparece em relatos ligados a história da Festa do Divino Espírito Santo, o maior e mais antigo evento católico da região, mas foi introduzida definitivamente nos anos 50, com a chegada de trabalhadores vindos do Estado de Minas Gerais, oriundos de famílias de dançantes de ternos de congada mineiros, dando origem ao chamado Reinado de Congos de Mogi das Cruzes.

Os primeiros grupos a serem formados foram a Congada de São Benedito de Cezar de Souza, por Mestre Chico Preto e a Congada Marujada de Nossa Senhora do Rosário, fundada pelo Mestre Zé Isidoro, datadas entre os anos de 1956 e 1957. A partir desses dois grupos, outros foram surgindo, chegando ao total de oito agremiações, o que tornou Mogi um dos maiores coletivos de Reinados do Congo do Estado de São Paulo.  

O evento é conduzido pela Casa do Congado, entidade que agrega mestres, dançantes e os grupos do Reinado de Congos de Mogi das Cruzes e faz parte de uma iniciativa de difusão, continuidade e salvaguarda, intitulada “Comunidades Unificadas do Congado de Vila de Sant’anna.

O projeto foi criado pelo músico e produtor Déo Miranda, atual presidente da Casa do Congado, para promover palestras, oficinas, vivências e apresentações artísticas, além de celebrações e rituais do calendário festivo tradicional, colocando os detentores em contato direto com públicos diferenciados, em diversos territórios culturais da região.

Em razão da relevância histórica da celebração e também atendendo a uma demanda apresentada durante o Fórum de Cultura Popular, do programa Diálogo Aberto, a

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Turismo solicitaram a inclusão da Coroação do Rei do Congo no calendário oficial de eventos do município de Mogi das Cruzes.

A participação na Coroação do Rei do Congo 2019 é gratuita e aberta a todos os interessados.