Circuito Cultural Paulista retorna à cidade neste sábado com o espetáculo teatral Meia-Meia

Secretaria de Cultura

09 de maio de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste sábado (11/05), o programa Circuito Cultural Paulista retorna à Mogi das Cruzes, com a peça teatral “Meia-Meia”, interpretada por Luis Mármora. Inspirado e livremente adaptado do romance “O anão”, do escritor sueco Pär Lagerkvist, o espetáculo será apresentado às 20 horas, no Theatro Vasques. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente a partir das 19 horas, na própria bilheteria do teatro, com a cota máxima de dois por pessoa.

Em palco, Mármora interpreta o anão Meia-Meia, que relata o cotidiano e os bastidores de uma corte na Renascença, exaltando a todo instante seu fascínio pela guerra e pela destruição. A estatura, de 66 cm, torna-se inversamente proporcional ao tamanho de sua violência, truculência e perversidade.

Este é o primeiro monólogo de Luís Mármora, que também foi idealizador da montagem. “O espetáculo nasceu de um convite meu para o Vadim Nikitin. Eu queria fazer um monólogo que tivesse a política como temática central. Não queria um personagem que fosse a representação do poder, mas que desfrutasse dele, bebesse dos privilégios. E o Vadim lembrou dessa obra, que é praticamente desconhecida atualmente no Brasil, teve uma única edição em 1970. Embora tenha sido escrito em plena 2ª Guerra Mundial, em alguns trechos do romance dá quase para dizer que é uma ficção para a teoria de Maquiavel, sobre como este descreve as possíveis tomadas de poder”, comenta o ator.

Com humor ácido e mordaz, o personagem representa a maldade e a pequenez humanas. “O anão tem uma potência muito destrutiva. Claro que o apelo teatral faz com que tornemos a figura dele ainda mais sedutora do que no romance. E o humor vem sempre pela inversão de tudo o que seria uma demonstração de amor. Então, ele diz coisas do tipo ‘como amor é uma coisa repugnante’, ‘como é desprezível a mão de uma criança’”, revela Mármora.

A ideia é justamente explicitar como esse tipo de comportamento desprezível também faz parte do ser humano. “Ele expõe o que há de mais sombrio na força humana, que é uma coisa com a qual temos nos deparado cada dia mais nas relações político-sociais. As relações se tornam cada vez mais explicitamente violentas e dominadas pelo ódio. Ele vem para questionar como lidamos/domamos isso”, comenta.

A dramaturgia é assinada pelo próprio ator, por Vadim Nikitin e por Georgette Fadel, que dirige o espetáculo em parceria com Juliana Jardim. O espetáculo estreou em outubro de 2018, no Espaço Cênico do Sesc Pompeia.

O Circuito Cultural Paulista é patrocinado pela Lwart Lubrificantes, com execução da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte e realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cidadania. A peça é trazida à cidade com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Serviço
Circuito Cultural Paulista

"Meia-Meia", com Luis Mármora

Dia: 11/05/19

Horário: 20h

Ingressos: Gratuitos (distribuídos a partir das 19h no próprio teatro, dois por pessoa)

Recomendação: 14 anos

Duração: 70 minutos

 

Ficha técnica

Idealização e Atuação: Luís Mármora

Dramaturgia: Vadim Nikitin, Georgette Fadel e Luís Mármora

Direção: Georgette Fadel e Juliana Jardim

Iluminação: Aline Santini

Direção Musical e Trilha Original: Luiz Gayotto

Cenografia e Figurinos: Silvana Marcondes

Cenotécnico: Isaac Tiburcio

Assistência de Adereços: Natalia Telles

Confecção de Figurinos: Ateliê Judite de Lima

Envelhecimento de figurinos: Foquinha

Assistente de palco: Adolfo Barreto

Operador de Luz: Pajeú Oliveira

Registro Fotográfico: Zeca Caldeira

Projeto Gráfico: Sato do Brasil e Murilo Taveira – CasaDaLapa

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Assistência de Produção: Carla Gobi e Adolfo Barreto

Direção de Produção: Pedro de Freitas - Périplo Produções

Realização: Luís Mármora - Marmorhaus Produções Culturais