Centro Cultural recebe neste sábado o espetáculo “Pontos de Vista de um Palhaço”

Secretaria de Cultura

09 de junho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste sábado (10/06), a partir das 20 horas, o Centro Cultural de Mogi das Cruzes vai ser palco para mais um espetáculo do programa Circuito Cultural Paulista. “Pontos de Vista de um Palhaço”, é o título da atração, que tem como ponto de partida um paçhalo em crise, que busca ajuda em uma sessão de terapia em grupo. A classificação é 12 anos, o espetáculo tem 80 minutos de duração e a entrada é gratuita.

A peça tem Daniel Warren e é baseada no romance homônimo do escritor e dramaturgo alemão Heinrich Böll, Prêmio Nobel de Literatura em 1972. A adaptação do texto, também a cargo da diretora, a atriz e palhaça Maristela Chelala, lança luz na alteridade que está no cerne da arte do clown. Com um recurso perspicaz, ela desloca o foco do protagonista amargurado do livro de Böll, Hans Schnier, e o fragmenta entre Hans e seu alter ego, um palhaço chamado Schnier – que, na adaptação de Chelala, se transforma no narrador da história, criando novas possibilidades de humor para a peça.

“Estou com problemas com o meu sócio”, desabafa o palhaço no divã, logo na primeira cena: “Ele é um irmão que não é um irmão, mas é como se fosse. Que você ama e odeia ao mesmo tempo.” É assim, referindo-se a si próprio na terceira pessoa, que Schnier conta seus percalços – de artista errante na traumatizada e hipócrita Alemanha do pós-Segunda Guerra, que interrompe sua turnê após ser abandonado pela namorada católica, Marie – em uma narrativa pontilhada por “desvaneios”, como ele diz.

Para interpretar a crise de identidade do personagem, Daniel Warren passeia por estados de espírito opostos, da graça ao sarcasmo e à revolta, manipulando com sutileza a máscara do palhaço para alternar-se entre Hans e Schnier. “A arte às vezes pode parecer terapia, mas não é”, explica o ator e palhaço sobre seu processo de criação: “Só que para mim não tem outro jeito de fazer que não seja me colocando totalmente nisso. E se eu me coloco, eu me vejo, reflito e transcendo”. A diretora Maristela Chelala concorda: “Quando estamos fazendo arte, se estamos ali de coração, estamos falando da nossa vida”.

A decadência do palhaço se segue a uma desconcertante briga de casal que expõe não só a divergência de valores religiosos e sociais entre o protagonista e Marie, mas a intolerância da própria sociedade.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde o espetáculo será exibido, fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.

Vinte anos de parceria

Maristela Chelala e Daniel Warren conheceram-se em 1997 durante o curso profissionalizante do Indac – Escola de Atores. Formados, integraram o grupo de pesquisa sobre o dramaturgo Samuel Beckett coordenado pelo diretor César Ribeiro, que resultou na peça Diálogo Inútil do Abismo com a Queda. Em 2000, criaram o grupo de comédia Os Cretinos, juntamente com os atores Oscar Filho, Alex Moreno e Carla Mercado. De 2002 a 2004, enquanto Chelala fez parte do Grupo Tapa, a dupla encenou o espetáculo A Traída, de Olair Coan. Eles também estiveram juntos em 2006 na montagem O Prodígio do Mundo Ocidental, de Ariela Goldmann. No ano seguinte, Warren estrelou Às Favas com os Escrúpulos, dirigida por Jô Soares, para em seguida subir ao palco novamente com Chelala e elenco em Amigos Ausentes, de Nilton Bicudo, em 2008 e 2010. Chelala integrou em 2008, com Denise Fraga, o elenco de A Alma Boa de Setsuan, sob direção de Marco Antônio Braz. Em 2011, Warren entrou em cartaz com a peça O Libertino, de Jô Soares. Os dois voltariam a se encontrar no mesmo ano, no elenco do infantil O Mistério no Expresso do Oriente, escrito e dirigido por Chelala – uma versão clownesca do livro de Agatha Christie, que lhe rendeu o prêmio de melhor espetáculo no Festival Cultura Inglesa e uma indicação como “Revelação” ao Prêmio Femsa pela adaptação do texto. Os dois também dividiram o palco na montagem de Galileu Galilei, de Bertolt Brecht, dirigido por Cibele Forjaz, em cartaz entre 2015 e 2016, quando iniciaram juntos os ensaios para um novo infantil baseado em Agatha Christie, Suspense no Caribe. Com Pontos de Vista de um Palhaço, celebram duas décadas de trabalho em parceria.

Mestres-palhaços

Maristela Chelala e Daniel Warren aperfeiçoaram suas técnicas de palhaço com mestres como o austríaco Andreas Simma, o argentino Payaso Chacovachi, o francês Philippe Gaulier e o brasileiro Ésio Magalhães.

Sobre o autor

O alemão Heinrich Böll nasceu em 21 de dezembro de 1917 em Colônia e morreu em 16 de julho de 1985 em Kreuzau. Filho de uma família pacifista católica que mais tarde se opôs à ascensão do nazismo,  o escritor é até hoje um dos autores mais lidos em seu país e foi agraciado com o Prêmio Büchner em 1967 e com o Prêmio Nobel de Literatura em 1972. Humanista e defensor de direitos civis e democráticos, deixou uma vasta obra, traduzida para cerca de 40 idiomas, cuja tônica é a luta contra a omissão, a injustiça e a opressão. Escreveu romances, contos, ensaios, peças de teatro, poesia e radionovelas. O engajamento na luta política e a coragem marcaram a vida e a obra de Heinrich Böll, um defensor implacável dos direitos humanos, antimilitarista convicto e um dos primeiros ativistas em defesa do meio ambiente. O romance Pontos de Vista de um Palhaço (Ansichten eines Clowns) foi escrito em 1963 e adaptado diversas vezes para o teatro e uma vez para o cinema, em bela versão do tcheco Vojtech Jasny. Diferentemente de algumas obras de Böll que narraram os horrores da Segunda Guerra, o livro apresenta críticas em relação aos dogmas da religião e as estruturas sociais vigentes.

“Envolver-se é a única forma de enfrentar a realidade.” (Heinrich Böll)

Sobre o Programa

O Circuito Cultural Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa promover a difusão cultural descentralizada. Por meio da realização de espetáculos em diversas linguagens artísticas em cidades do interior e litoral, busca atuar na formação de público e no acesso da população à diversidade artística. São mais de 100 municípios paulistas recebendo programações gratuitas de qualidade, sendo uma atração por mês. O programa é executado pela organização social de cultura Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA).

 

Ficha Técnica:

Idealização e Concepção Artística: Daniel Warren e Maristela Chelala.

Baseado no Romance de Heinrich Böll

Dramaturgia e Direção: Maristela Chelala

Ator: Daniel Warren

Preparacção de Palhaço: Esio Magalhães

Iluminação e Cenografia: Marisa Bentivegna

Figurinista: Carol Badra

Trilha Sonora: Frederico Vasconcelos

Produção: José Maria | Nia Teatro & Daniel Warren

Fotos: Ligia Jardim