Brincadeiras no Varal, do Circuito Cultural Paulista, será apresentado nesta sexta-feira

Secretaria de Cultura

16 de outubro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Centro Cultural de Mogi das Cruzs recebe nesta sexta-feira (19/10) mais uma atração trazida à cidade pelo programa Circuito Cultural Paulista. É a produção “Brincadeiras no Varal”, da Cia. Duo Encantado, que tem como proposta resgatar antigas brincadeiras de infância. A apresentação será às 15 horas, com entrada gratuita e a presença de um intérprete de libras.

O esperáculo traz um amplo repertório de brincadeiras, bem como cantigas de roda e verso. Cada número é literalmente pendurado em um varal e, durante a apresentação, é o próprio público quem decide, um espectador por vez, quais serão retiradas do varal e interpretadas.

A criadora da Cia. Duo Encantado e idealizadora do espetáculo, Rosita Flores, explica que o objetivo da montagem é resgatar brincadeiras que hoje em dia, em razão da forte presença da tecnologia, deixaram de ser brincadas ou não são mais tão presentes na infância das pessoas.

O espetáculo tem 60 minutos de duração e, além da própria Rosita, conta com a participação dos músicos Giba Santana e Adriano Nunes.

Focada em contação de histórias, mediação de leitura, intervenções poéticas e oficinas, a Cia. Duo Encantado existe desde 2010. O grupo desenvolve pesquisa acerca da tradição oral em suas diversas abrangências, como contos, cantigas, ritmos e brincadeiras, para públicos de todas as idades.

Em 2014, a Cia. foi contemplada em primeiro lugar, pelo edital de contação de histórias, como estímulo à leitura da cidade de São Bernardo do Campo. Circulou com o espetáculo “Entre contos, peripécias e brincadeiras do Boi Bumbá” pelo Circuito São Paulo de Cultura (2016) e também já foi contemplado pelo Proart, Sesi Literatura Viva - SP (2015/2016) e edital do Sistema das Bibliotecas Públicas Municipais de São Paulo (2015/2016).

Apresentou mais de uma centena de vezes pelos CEUs de São Paulo e participa de feiras e eventos literários diversos, como Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Festival Sul Americano de Cultura Árabe, Semana do Livro, Feira Literária de Poços de Caldas (Flipoços), Salão do Livro (Guarulhos), Feira do Livro de São Bernardo do Campo, Sarau da Casa da Música (Itapuã - Bahia) e eventos literários em escolas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.