Avenida Cívica recebe neste domingo os desfiles do Carnaval Mogi das Cruzes 2019

Secretaria de Cultura

25 de fevereiro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste domingo (03/03), a Avenida Cívica será palco para os desfiles do Carnaval Mogi das Cruzes 2019. Após dois anos sem a festividade, a Prefeitura retomará o evento, porém num modelo reduzido, com apenas um dia de apresentações carnavalescas e a participação de cinco escolas de samba da cidade. A festa na passarela do samba começa às 19h20 e o último desfile está previsto para começar à meia-noite.

A estrutura montada na Avenida Cívica para o público espectador será menor, sem camarotes e arquibancadas, porém as pessoas poderão assistir aos desfiles gratuitamente. Já a estrutura no que se refere à segurança seguirá o padrão das últimas edições realizadas na cidade, com um grande efetivo de profissionais e agentes de segurança em regime de plantão, para garantir a tranquilidade da festa como um todo.

O aparato de segurança contará com profissionais como guardas municipais, agentes de fiscalização de Posturas, policiais civis e militares, bombeiros, brigadistas e também seguranças particulares. Não será permitida a entrada no perímetro da festa com bebidas alcóolicas e a venda de bebidas e alimentos será feita por empreendedores de rua cadastrados na Prefeitura. Também estará vetada a comercialização de bebidas em latas de alumínio e garrafas de vidro.

A Avenida Cívica estará interditada e o estacionamento de veículos poderá ser feito na avenida Professor Ismael Alves dos Santos e outras vias das imediações. Na rua Masuzo Naniwa, só será permitido o trânsito local. Haverá bloqueios e revista nas entradas da avenida Cívica, também com vistas à segurança de todos os presentes. Já as escolas de samba obrigatoriamente entrarão a partir da avenida Professor Ismael Alves dos Santos.

Os desfiles terão início às 19h20, com a apresentação do Bloco 60 Mais, que existe desde 2013 e é voltado para pessoas da terceira idade e seus familiares, buscando resgatar o clima dos antigos carnavais, ao som de marchinhas e sambas antigos.

Já a partir das 20 horas, começam os desfiles, com a apresentação das escolas Acadêmicos da Fiel, Unidos do Sales, Unidos da Vila Industrial, Estação 1ª de Braz Cubas e Acadêmicos do São João. Veja abaixo o enredo de cada uma delas:

Acadêmicos da Fiel (desfile às 20h) - Criada em 1996, a agremiação trará para a avenida o enredo “Reconstrução: Recomeçar é necessário, reconstruir é preciso”, abordando diversas passagens e personagens históricos, que de alguma forma passaram por transformações.

Unidos do Sales (desfile às 21h) - A tradicional escola de samba do Jardim Camila vai falar neste ano sobre as festas brasileiras, convidando o público a uma viagem por diversos estados do Brasil.

Unidos da Vila Industrial (desfile às 22h) - Vencedora do último Carnaval da cidade, no ano de 2016, a agremiação trará para a passarela o enredo “Yggdrasil - e a lenda do quinto dia”. O termo Yggdrasil é da mitologia nórdica e se refere à árvore que sustena o firmamento e os nove reinos. Já o “quinto dia” refere-se ao Livro do Genesis, que aborda a criação do universo.

Estação 1ª de Braz Cubas (desfile às 23h) - A escola de Braz Cubas traz como enredo “Epahey Oyá, Deusa de Nigéria, Salve Yansã a Divindidade Negra...”, uma homenagem à orixá tida como divindade dentro da cultura de matrizes africanas.

Acadêmicos do São João (desfile à meia-noite) - Agremiação mais antiga em atividade na cidade (desde 1972), a São João fará um resgate de sua própria história, com o enredo “Em verde de rosa lembrando os velhos Carnavais”.

O evento de apuração das notas, que culmina com o anúncio da vencedora do Carnaval será na próxima segunda-feira (04/03), a partir das 10 horas, no Tiro de Guerra. O investimento da Prefeitura no Carnaval Mogi das Cruzes 2019 é de aproximadamente R$ 400 mil. (Lívia de Sá)