9ª Mostra Comemorativa ao Dia do Artesão ocupa o hall de exposições da Prefeitura

Secretaria de Cultura

14 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O hall de eventos e exposições do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes recebe, até o dia 25 deste mês, a 9ª Mostra Comemorativa ao Dia do Artesão. A exposição, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, reúne 42 obras de artistas locais, com o tema confecção de bonecas. São, portanto, 42 bonecas, produzidas com diferentes materiais e também em distintas dimensões, que podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Participam da mostra com obras de autoria própria as artistas Cris Lima, Edna Castro, Inês Fernandes, Lena, Maristela Afro, Marisol Galvez e Sandra Lopes. Todas foram convocadas a partir da inscrição no Cadastramento de Artistas e Profissionais da Cultura, que é a base de contatos utilizada pela Cultura para todos os eventos realizados ao longo do ano. A maioria delas também já participa de outros projetos do segmento de artesanato em parceria com a Cultura, como a feira Mogi Feita à Mão e a Oficina Divineira.

Nesta seleção atual, há bonecas de tecido, confeccionadas a partir de potes, garrafas e latinhas, além das feitas em cabaça. As possibilidades, contudo, são infinitas em se tratando deste, que é um dos mais antigos e populares brinquedos do Brasil.

O objetivo da mostra é fomentar a produção artesanal no município e também prestar uma homenagem aos artesãos, cujo dia oficial é 19 de março.

A 9ª Mostra Comemorativa ao Dia do Artesão terá um complemento no dia 21 deste mês, quando acontecerá o Seminário Olhares da Gestão Cultural. A partir deste dia, outros artistas e mais obras serão incorporados à exposição, fortalecendo a iniciativa. (Lívia de Sá)

 

Artesanato em Mogi das Cruzes

Em Mogi das Cruzes, o artesanato é uma atividade forte, principalmente em se tratando da confecção de panos de prato e utilitários de bambu. O artesanato em madeira (entalhe, recorte), tecido (pintura, patchwork) e cabaça também é representativo, ao lado de artigos em crochê e tricô, e também produtos feitos a partir de materiais recicláveis, como garrafas pet, CDs, madeira, tecidos, cabaça, papelão, sucata, lacres, tampinhas, entre outros.

Devido à influência da imigração japonesa, artesãos mogianos viram no bambu a matéria prima com potencial para a produção de utilitários e também de fontes, elemento este inspirador, que contribui à meditação. A reprodução da cultura oriental também é encontrada em artefatos atuais, como em estampas de tecidos e elementos decorativos de caixas, capas de caderno e outros.

Mogi das Cruzes possui uma população religiosa e uma tendência a realização de festas comemorativas, a exemplo da Festa do Divino Espírito Santo, que se realiza anualmente e serviu de inspiração aos artistas e artífices na criação de objetos de devoção. Por isso, podem ser encontrados no Projeto Oficina Divineira objetos de decoração, bandeiras, bottons, esplendores, oratórios, santos, velas e tantos outros produtos que contam sobre a festa na cidade.

O projeto Mogi Feita a Mão é um reconhecimento ao valor do artesanato desenvolvido em Mogi das Cruzes e uma ação de fomento e de estímulo ao crescimento do segmento da cidade, de forma sustentável.

 

Serviço

9ª Mostra Comemorativa ao Dia do Artesão

Local: Hall de eventos da Prefeitura de Mogi das Cruzes

Período: De 13 a 25 de março de 2017

Horário de visitação: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h

Entrada gratuita