4º Festival da Canção de Mogi das Cruzes bate recorde com 889 composições inscritas

Secretaria de Cultura

25 de fevereiro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O 4º Festival da Canção de Mogi das Cruzes, que vai ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de março deste ano, fechou o período de inscrições, no último dia 13 de fevereiro, com um número recorde em canções participantes. Com isso, a divulgação dos resultados, com as 20 canções semifinalistas, não pôde ser finalizada dentro do prazo inicialmente previsto. A nova previsão, tendo em vista o volume de material a ser avaliado, é que o resultado seja divulgado após o Carnaval.

Foram inscritas ao todo 889 composições de 653 compositores das mais diversas partes do país, o que corresponde a praticamente o quádruplo do que foi recebido na edição de 2016 (267 composições). As inscrições partiram de 194 diferentes cidades, de 21 estados brasileiros e, do total de inscrições, 56 foram de Mogi das Cruzes.

Os estados participantes são Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantis. Ou seja, apenas seis estados brasileiros não estão representados.

Com este número, o Festival de Mogi das Cruzes se equipara a outros grandes festivais promovidos por municípios com abrangência nacional, como os festivais de Avaré, Ribeirão Preto e Ilha Solteira.

Vale lembrar que, das 20 canções que serão selecionadas, cinco serão assinadas por compositores de Mogi das Cruzes. Os critérios de avaliação são criatividade, originalidade e ineditismo, sendo originalidade o quesito decisivo para um eventual desempate.

Além do concurso em si, a programação do Festival deste ano conta também com a participação de nomes de peso da música brasileira. No dia 24, por exemplo, que será a abertura oficial, o público poderá conferir, a partir das 20h30, show com Paulinho Pedra Azul.

Já no dia 25, quando acontece a apresentação das 20 canções semifinalistas e seleção das 10 finalistas, haverá um pocket show, previsto para as 21h30, com o compositor Murilo Antunes. No dia 26, por fim, que é dia da final do festival, com a apresentação das 10 finalistas e definição das vencedoras, haverá show de encerramento às 19 horas com o músico Renato Braz.

O 4º Festival da Canção de Mogi das Cruzes será inteiramente realizado no Theatro Vasques, sempre com entrada gratuita. Serão premiados em dinheiro e com troféus o primeiro, segundo e terceiro colocados e também os vencedores dos prêmios Prata da Casa e Melhor Intérprete. Haverá menção honrosa para quem ficar entre o 4º e 10º lugar e todos os compositores de músicas classificadas receberão certificado de participação. (Lívia de Sá)

Veja de onde são os 653 inscritos no 4º Festival da Canção de Mogi das Cruzes:

Acre – 1

Alagoas – 2

Amapá – 1

Bahia – 11

Ceará – 6

Distrito Federal – 10

Espírito Santo – 5

Goiás – 11

Minas Gerais – 67

Mato Grosso do Sul – 5

Mato Grosso – 2

Pará – 9

Paraíba – 10

Pernambuco – 8

Paraná – 21

Rio de Janeiro – 63

Rio Grande do Sul – 13

Santa Catarina – 12

Sergipe – 8

São Paulo – 385

Tocantins – 3

 

Conheça os jurados:

Paulinho Pedra Azul

Com um estilo que varia do romântico à Música Popular Brasileira, fortemente influenciado pelo Clube da Esquina e com algumas composições de chorinhos, Paulinho Pedra Azul tem 21 discos gravados, a maioria deles independentes. Vendeu cerca de 500 mil exemplares de toda a sua obra. É também autor de 200 telas a óleo e acrílico e de 15 livros.

 

Murilo Antunes

Cantor e compositor brasileiro, que ficou famoso ao escrever músicas para o Clube da Esquina. Em 1972, participou da primeira audição do disco Clube da Esquina e, com a composição de "Nascente", marcou presença no disco Clube da Esquina 2, em 1978, ano em que também escreveu seu primeiro livro de poemas. Em 27 de novembro de 2012 foi homenageado pelo filme, dirigido por Fernando Batista "Murilo Antunes: Como Se a Vida Fosse Música" na II Mostra de Cinema Espanhol e Latino Americano de Belo Horizonte.

 

Amanda Souza

Formada em Letras, atua como produtora cultural desde 2009. Em 2011, funfou a Camará, sua própria produtora. Tem na bagagem trabalhos em países como Estados Unidos, Portugal e Rússia. Já atuou como produtora executiva de artistas da música brasileira como Emicida e Paulo Miklos. Também já empresariou o rapper Rodrigo Ogi e cantor compositor Pélico.