Prefeitura promove capacitação sobre Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

Secretaria de Assistência Social

11 de julho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Servidores públicos, representantes de organizações da sociedade civil e membros de Conselhos Municipais nas mais diversas áreas participaram, nesta terça-feira (11/07), no auditório do Cemforpe, do curso “Destaques e Desafios Municipais do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”, que apresentou detalhes da Lei 13.019/2014 (MROSC).

A Lei 13.019/2014 institui normas gerais para as parcerias firmadas entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para ações de finalidades de interesse público, mediante execução de atividades ou projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho. “Nosso objetivo é informar e oferecer oportunidade de esclarecimento para nossos colaboradores e entidades parceiras”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, na abertura do encontro.

Para isso, a Administração Municipal preparou uma capacitação com carga horária de seis horas, dividida em duas etapas. No período da manhã, o público em geral conferiu o Panorama Geral e Repercussões da Lei 13.019/2014. À tarde, mais voltado para o público técnico, os temas abordados foram Planejamento e Transparência (fase 1); Seleção e celebração (fase 2); Execução (fase 3); Monitoramento e Avaliação (fase 4); e Prestação de Contas Final (fase 5).

A advogada Lúcia Maria Bludeni, especialista nas áreas Empresarial e de Terceiro Setor, apresentou detalhes da nova legislação. “É uma lei para dar segurança jurídica e também um código de procedimentos que devem ser adotados pelas instituições que mantém parceria com o Poder Público”, explicou ela, ressaltando que a próxima etapa será a disponibilização de informações online para consulta pública.