Prefeitura lança Programa Família Acolhedora e emociona público presente

Secretaria de Assistência Social

25 de setembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou nesta terça-feira (25/09) o lançamento do Programa Família Acolhedora, uma iniciativa executada pela Secretaria Municipal de Assistência Social com objetivo de fortalecer o vínculo familiar entre crianças e adolescentes afastados de suas famílias por violação de direitos. A proposta garante proteção integral e humanizada e será uma alternativa ao acolhimento institucional.

O Programa Família Acolhedora está entre as principais metas do prefeito Marcus Melo para a Assistência Social. “Temos excelentes instituições parceiras na cidade, mas sabemos que, por melhor que seja uma entidade, nada substitui o afeto, a convivência e os laços familiares”, explicou o prefeito, ressaltando que a negligência familiar é campeã de denúncias sobre violações de direitos fundamentais de crianças e adolescentes no país.

A diretora de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Vera Lúcia de Freitas, apresentou a introdução do projeto e um panorama do município, que conta atualmente com cerca de 130 crianças e adolescentes abrigados em sete unidades gerenciadas por quatro instituições. Na sequência, a coordenadora Regiane Prudente, e a equipe do Família Acolhedora apresentaram detalhes do programa.

O Programa Família Acolhedora oferece atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convívio comunitário e familiar para socialização. O atendimento prevê acolhimento provisório e excepcional para crianças (0 a 12 anos), adolescentes (de 12 a 18 anos) e, em alguns casos, jovens (de 18 a 21 anos de idade), de ambos os sexos. Inicialmente, serão disponibilizadas 15 vagas na modalidade de acolhimento familiar.

As famílias acolhedoras serão triadas e capacitadas para o atendimento e contarão com acompanhamento multiprofissional (psicóloga, assistente social, pedagoga, agente social). Os principais critérios são: ter mais de 21 anos; residir em Mogi das Cruzes há mais de um ano; não possuir antecedentes criminais; não estar inscrito no cadastro de adoção e nem ter intenção de adotar.

O serviço está organizado em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), princípios e orientações metodológicas das “Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes do CONANDA/CNAS” e do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária e das Diretrizes das Nações Unidas sobre Emprego e Condições Adequadas de Cuidados Alternativos com Crianças.

Cada família acolhedora deve acolher uma criança ou adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, crianças com vínculo afetivo ou algum grau de parentesco. “É muito importante salientar a situação de transição do atendimento, que ocorrerá pelo período necessário para o retorno da criança à família de origem, que é sempre a prioridade, ou sua recolocação”, ressaltou o promotor da Vara da Infância e Juventude, Sérgio Ricardo Gomes.

Para exemplificar a atuação das famílias acolhedoras, a equipe da Assistência Social apresentou três pequenos vídeos que retrataram a necessidade de acolhimento de um bebê, os efeitos positivos do programa na vida de uma adolescente e a experiência de famílias que abraçaram a iniciativa. “Foi um evento muito emocionante, mas que mostrou que estamos no caminho certo, que é cuidar das pessoas”, acrescentou o prefeito.

O projeto de lei para implantação do programa será encaminhado à Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Paralelamente, já pode ser consultado no site da Prefeitura e receber os cadastros das famílias interessadas em participar. “É um projeto social ousado, mas de grande importância para as nossas crianças e adolescentes. É um passo muito grande que vai mudar a vida das pessoas”, afirmou o vereador Edson Santos.

Quem quiser conhecer mais detalhes ou se inscrever pode acessar o link: http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/todos-os-assuntos/programa-familia-acolhedora