Prefeito reitera solicitação para implantação de unidade do Bom Prato em Jundiapeba

Secretaria de Assistência Social

07 de março de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo se reuniu, na manhã desta quinta-feira (07/03), com a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, e o secretário-executivo da pasta, Paulo Mathias. Durante a reunião, que foi agendada pelo deputado estadual Marcos Damásio, o prefeito reforçou a solicitação de Mogi das Cruzes para a instalação de uma unidade do Bom Prato em Jundiapeba.

“Temos como meta colocar este Bom Prato para funcionar. É uma região da cidade com uma grande população e com pessoas em situação de vulnerabilidade social. A unidade será um investimento importante para esta região da cidade”, explicou o prefeito, acompanhado da secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, do presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai, e do vereador Edson Santos.

O projeto do restaurante popular em Jundiapeba prevê uma construção de 300 metros quadrados, incluindo cozinha industrial, despensa, vestiários, sanitários, caixa e refeitório com capacidade para 200 lugares.

Durante a reunião desta quinta, Célia Parnes destacou que a pasta possui limitações orçamentárias para este ano. No entanto, a secretária abriu a possibilidade de buscar soluções alternativas para a questão, inclusive com parcerias com a iniciativa privada.

“Temos de buscar soluções alternativas e vejo que a cidade tem vontade de inovar. Mogi das Cruzes é uma potência e tem demandas de municípios deste tamanho”, afirmou.

A secretária disse ainda que a pasta está formatando dois projetos inovadores para a área de Desenvolvimento Social e que Mogi das Cruzes é umas das cidades que podem receber as iniciativas.

Outra demanda apresentada pelo prefeito foi o auxílio do Governo do Estado para a construção de um novo Centro Pop equipamento para o atendimento a pessoas em situação de rua. A estimativa é que a unidade, que teria atendimento ampliado com novas ações, necessite de investimento de cerca de R$ 600 mil.

Para isso, ele explicou o trabalho que é desenvolvido na cidade, com os locais de atendimento e o Centro Pop. Além disso, a Prefeitura também realiza um trabalho de capacitação profissional, com objetivo de reintegrar estas pessoas ao mercado de trabalho. Outro atendimento importante refere-se ao acompanhamento psicológico, por meio do CAPS AD.

“Temos o cadastro dos moradores de rua da cidade, com as informações. Também temos conversado com a sociedade sobre o tema”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.

O atendimento e a forma de cadastramento do programa Ação Jovem também foram debatidas durante a reunião. O prefeito apresentou uma solicitação para que a forma com que o cadastro é feito atualmente seja alterada, dando mais autonomia ao município. Marcus Melo também apresentou à secretária o trabalho desenvolvido na cidade para a capacitação de jovens, por meio da Escola de Inovação e Empreendedorismo e do Crescer.

Os repasses estaduais para programas e entidades sociais e a implantação de um Centro de Referência para a Mulher Vítima de Violência foram outros temas discutidos durante o encontro.

“Esta aproximação é muito importante para a apresentação das demandas de Mogi das Cruzes com o Governo do Estado. A reunião foi bastante proveitosa”, finalizou o prefeito. (Luiz Maritan)