Prefeito participa do 1º Encontro de Vigilância Socioassistencial

Secretaria de Assistência Social

11 de agosto de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo participou, nesta manhã de sexta-feira (11/8) do 1º Encontro de Vigilância Socioassistencial, realizado no auditório do Cemforpe. O evento foi organizado pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) da Grande São Paulo Leste e pela Câmara Técnica de Desenvolvimento Social do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) com objetivo de possibilitar a troca de informações sobre o tema entre gestores e técnicos do Alto Tietê.

“Esse encontro é resultado do bom diálogo existente no Condemat. Participando destes encontros percebemos que, de maneira geral, os municípios têm problemas semelhantes em diversas áreas como saúde, assistência social e educação, e que a troca de experiências é sempre muito proveitosa para todos”, afirmou o prefeito, que prestigiou o evento ao lado do vice-prefeito Juliano Abe e do vereador Edson Santos, representando a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.

Também estiveram presentes na abertura, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiushi, e o prefeito de Guararema, Adriano Leite, atual presidente do Condemat. “A troca de informações tem construído um trabalho uniforme para as cidades da nossa Região. É fundamental essa proximidade, sobretudo em uma época de crise econômica, quando há uma sobrecarga aos serviços públicos”, comentou.

O 1º Encontro de Vigilância Socioassistencial reuniu uma extensa programação, especialmente planejada para capacitar os técnicos da Região. A primeira apresentação foi feita pelo diretor regional da Drads, José Resende Filho, com o tema “Diagnóstico da Vigilância Socioassistencial no Alto Tietê”. Na sequência, a assistente social Adriana Ferreira dos Santos mostrou a “Trajetória e Funcionamento da Vigilância Socioassistencial em Mogi das Cruzes”.

Mogi das Cruzes é uma das referências na área de Vigilância Sociassistencial.  Desde 2013, a Secretaria Municipal de Assistência Social conta com o IRSAS - Informatização da Rede de Serviços da Assistência Social, criado com exclusividade para a Prefeitura de Mogi das Cruzes e que reúne informações de atendimentos realizados na área socioassistencial. “Nosso sistema de cadastro permite o acompanhamento de todos os atendimentos realizados pela rede socioassistencial governamental e não governamental, ou seja, unidades do CRAS, CREAS, Centro POP e também pelas entidades sociais parceiras”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.  

A Prefeitura de Suzano também apresentou detalhes do funcionamento da Vigilância Socioassistencial, com o profissional Joari Carvalho. Outro tema debatido no encontro foi “Modelagem de um Sistema de Monitoramento e Avaliação para a Gestão Municipal da Política de Assistência Social”, com Vinícius Cesca. Em seguida, foi realizada a apresentação da Proposta de Formação do Grupo de Trabalho Regional sobre Vigilância Socioassistencial, com debates e esclarecimento de dúvidas ente os participantes.