PETI promove ações de conscientização e prevenção do trabalho infantil

Secretaria de Assistência Social

14 de dezembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), promoveu no último final de semana a Campanha “Diga Não ao Trabalho Infantil”. A ação educativa e de mobilização social foi realizada no Largo do Rosário, no Centro, com objetivo de conscientizar a população para não dar esmola e não comprar produtos vendidos por crianças e adolescentes na cidade.

No evento, técnicos da Assistência Social distribuíram materiais informativos e orientaram a população com ajuda de uma companhia teatral especializada, que levou uma apresentação lúdica e interativa para a praça pública.

“As campanhas do PETI acontecem durante todo o ano, mas são reforçadas nos períodos das festas de final de ano e férias escolares, quando há maior incidência de crianças e adolescentes em situação de mendicância e trabalho infantil nas ruas”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.

No trabalho de rotina, a equipe do PETI realiza abordagens programadas, sempre às quintas, sextas, sábados e domingos, para diagnóstico e identificações de locais e ações que possam detectar ocorrências de mendicância e trabalho praticados por crianças e adolescentes. “No próximo ano, vamos reforçar as orientações com a utilização de um material impresso lúdico e educativo”, adianta a coordenadora do PETI, Célia Tolentino.

A população pode denunciar a exploração do trabalho infantil e informar casos suspeitos para a Abordagem Social, serviço da Secretaria de Assistência Social que trabalha em parceria com o PETI.

Os casos identificados pela equipe de abordagem são notificados ao Conselho Tutelar, para aplicação de medidas protetivas necessárias, e referenciados à rede socioassistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O Serviço Especializado em Abordagem Social de Crianças e Adolescentes pode ser acionado pelo telefone 9 7185-0076.