PETI prepara programação especial sobre Trabalho Infantil para o mês de julho

Secretaria de Assistência Social

12 de julho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, preparou uma programação especial para o mês de julho. Nos próximos dias 15, 18 e 20, as equipes estarão em pontos estratégicos da cidade para orientar a população sobre a exploração do trabalho infantil, com faixas e folhetos informativos.

A campanha de mobilização social será realizada das 15 às 19 horas em dois pontos estratégicos: na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, próximo ao Mogi Shopping e ao Hipermercado D’Avó, e na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, próximo ao cruzamento com a rua Braz Cubas. A ação contará com apoio dos atiradores do Tiro de Guerra e outros voluntários.

“O objetivo da mobilização social é sensibilizar a população sobre os prejuízos causados pela prática de dar dinheiro a crianças e adolescentes nos semáforos, feiras-livres e outros pontos e situações. Nestas ações, procuramos mostrar que as doações direcionadas podem contribuir muito mais para o cuidado e o desenvolvimento das nossas crianças”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.

O PETI é um programa de prevenção, combate e orientação sobre o trabalho infantil. Desde 2014, a iniciativa vem ganhando novas ações que têm garantido destaque da execução do programa na cidade. Uma das atividades é a Campanha “Não dê esmolas!”, onde equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil realizam pedágios educativos com apresentações e distribuição de material informativo, em locais de maior concentração de pessoas e incidência de exploração do trabalho infantil.

Outra ferramenta utilizada é o levantamento de informações mais detalhadas sobre eventuais pontos ou situações de trabalho infantil na cidade. Para isso, foi respondido um questionário por cerca de 2 mil alunos de escolas estaduais, online e presencial, para um projeto piloto de pesquisa. A organização das ações e os mecanismos de trabalho utilizados em Mogi das Cruzes têm servido de referência para outros municípios. No início do ano, Mogi das Cruzes foi indicada pelo Governo do Estado como referência pela qualidade das ações realizadas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil para outros municípios interessados em implantar ou aperfeiçoar suas ações.

Programação

  • 15 de julho (sábado), das 15 às 19 horas
  • 18 de julho (terça-feira), das 15 às 19 horas
  • 20 de julho (quinta), das 15 às 19 horas

Locais

  • Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães (próximo ao Mogi Shopping e ao Hipermercado D’Avó)
  • Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, esquina com rua Braz Cubas