PETI desenvolve campanha “Não dê esmolas!” neste final de semana

Secretaria de Assistência Social

14 de dezembro de 2017
Peti realiza campanha para erradicação do trabalho infantil neste final de semana, em diversos pontos da cidade (foto: Divulgação/PMMC)

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), promove neste final de semana e durante o mês de janeiro, mais uma edição da “Campanha Não dê Esmolas! Diga não ao Trabalho Infantil!”.

Trata-se de uma ação educativa e de mobilização social realizada nos principais cruzamentos, ruas, feiras-livres e parques da cidade, com objetivo de conscientizar a população a não dar dinheiro, não comprar produtos vendidos por crianças e adolescentes nos semáforos e denunciar os serviços que exploram o trabalho infantil.

Nesta sexta-feira (15/12), o Grupo de Trabalho do PETI realizará o Pedágio Educativo nos locais de maior incidência de mendicância, registrados pela equipe de Abordagem Social, e também a divulgação da Campanha no comércio local, com entrega de cartazes e panfletos. No sábado (16) e domingo (17), serão realizadas ações educativas de mobilização social, com a participação das equipes da Secretaria de Assistência Social e do Grupo de Trabalho do PETI.

As campanhas do PETI acontecem durante todo o ano, mas são reforçadas nos períodos das festas de final de ano e das férias escolares, quando há maior incidência de crianças e adolescentes em situação de mendicância e trabalho infantil nas ruas.

Além de aderir à “Campanha Não dê Esmolas”, a população pode denunciar a exploração do trabalho infantil e informar os casos de mendicância para a Abordagem Social, serviço da Secretaria de Assistência Social. Os casos identificados pela equipe de abordagem são notificados ao Conselho Tutelar, para aplicação de medidas protetivas necessárias, e referenciados à rede socioassistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O Serviço Especializado em Abordagem Social pode ser acionado pelo telefone 9 7096-0923.

Pedágio PETI 

Dia: 15 de dezembro de 2017 (sexta-feira)

Horário: 9h às 12h

Principais locais:

- Av. Francisco Ferreira Lopes (semáforo Bradesco / Padaria Jolie / Júlio Simões / Viaduto)

- Av. Lourenço de Souza Franco (semáforo estação Jundiapeba / borracharia / posto de gasolina)

- Av. Voluntário Fernando Pinheiro Franco (Avenida dos Bancos)

- Av. Narciso Yague Guimarães (semáforo do D'avó / Hotel Ibis)

Mobilização Social do PETI

Dias: 16 e 17 de dezembro de 2017 

Horário: 9h30 às 12h30

Locais: Largo do Rosário (sábado) e Parque Centenário (domingo)