PETI desenvolve campanha “Não dê esmolas!” neste final de semana

Secretaria de Assistência Social

14 de dezembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), promove neste final de semana e durante o mês de janeiro, mais uma edição da “Campanha Não dê Esmolas! Diga não ao Trabalho Infantil!”.

Trata-se de uma ação educativa e de mobilização social realizada nos principais cruzamentos, ruas, feiras-livres e parques da cidade, com objetivo de conscientizar a população a não dar dinheiro, não comprar produtos vendidos por crianças e adolescentes nos semáforos e denunciar os serviços que exploram o trabalho infantil.

Nesta sexta-feira (15/12), o Grupo de Trabalho do PETI realizará o Pedágio Educativo nos locais de maior incidência de mendicância, registrados pela equipe de Abordagem Social, e também a divulgação da Campanha no comércio local, com entrega de cartazes e panfletos. No sábado (16) e domingo (17), serão realizadas ações educativas de mobilização social, com a participação das equipes da Secretaria de Assistência Social e do Grupo de Trabalho do PETI.

As campanhas do PETI acontecem durante todo o ano, mas são reforçadas nos períodos das festas de final de ano e das férias escolares, quando há maior incidência de crianças e adolescentes em situação de mendicância e trabalho infantil nas ruas.

Além de aderir à “Campanha Não dê Esmolas”, a população pode denunciar a exploração do trabalho infantil e informar os casos de mendicância para a Abordagem Social, serviço da Secretaria de Assistência Social. Os casos identificados pela equipe de abordagem são notificados ao Conselho Tutelar, para aplicação de medidas protetivas necessárias, e referenciados à rede socioassistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O Serviço Especializado em Abordagem Social pode ser acionado pelo telefone 9 7096-0923.

Pedágio PETI 

Dia: 15 de dezembro de 2017 (sexta-feira)

Horário: 9h às 12h

Principais locais:

- Av. Francisco Ferreira Lopes (semáforo Bradesco / Padaria Jolie / Júlio Simões / Viaduto)

- Av. Lourenço de Souza Franco (semáforo estação Jundiapeba / borracharia / posto de gasolina)

- Av. Voluntário Fernando Pinheiro Franco (Avenida dos Bancos)

- Av. Narciso Yague Guimarães (semáforo do D'avó / Hotel Ibis)

Mobilização Social do PETI

Dias: 16 e 17 de dezembro de 2017 

Horário: 9h30 às 12h30

Locais: Largo do Rosário (sábado) e Parque Centenário (domingo)