Mogi adere ao Programa Criança Feliz e capacita equipe para visitas domiciliares

Secretaria de Assistência Social

15 de dezembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Para fortalecer o desenvolvimento integral na primeira infância, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, aderiu ao Programa Criança Feliz, mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. O objetivo do programa é promover um desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos, incentivando e orientando as famílias por meio de visitas técnicas periódicas.

Entre os dias 19 e 29 de dezembro, 25 estagiários serão capacitados pelas supervisoras Marina Alvarenga e Milena Grieco, na Escola de Governo e Gestão, para as visitas domiciliares, estratégica utilizada para atender a gestantes, crianças de zero a três anos, inseridas no Programa Bolsa Família, e crianças de zero a seis anos inseridas no Benefício de Prestação Continuada. A adesão das famílias será voluntária, mas é preciso que estejam vinculadas ao CadÚnico (Cadastro Único da Assistência Social).

Na prática, o público prioritário receberá os visitadores, que orientarão sobre o fortalecimento de vínculo entre cuidador e criança, visando o desenvolvimento integral e o fortalecimento das relações familiares. “É na primeira infância que a criança mais se desenvolve e o suporte da família é fundamental nesse processo”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva. O investimento na primeira infância contribui para a redução de danos e para um futuro melhor, podendo interromper o ciclo da pobreza intergeracional.

O lançamento do Programa Criança Feliz está previsto para janeiro de 2018, mas os trabalhos já estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social desde a adesão. A novidade O aceite ao Programa Criança Feliz vem somar a outros serviços de proteção social à criança oferecidos pelo município, haja vista que é intersetorial e articula ações das políticas de assistência social, saúde, educação, cultura e cidadania, justiça e segurança pública, direitos humanos e direitos das crianças.

Para o sucesso do Programa, a articulação com os Centros de Referência Social é imprescindível, pois eles constituem a porta de entrada dos usuários.

Além da visita domiciliar, outros pilares do Programa são a intersetorialidade e o fortalecimento de vínculos, pois os visitadores atuarão junto ao cuidadores das crianças, com orientações sobre o desenvolvimento de habilidades emocionais, cognitivas, físicas, intelectuais, motoras e sociais.