Centro Pop promove evento para discutir violência contra mulheres em situação de rua

Secretaria de Assistência Social

21 de março de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Centro Pop promoveu nesta manhã de terça-feira (20/03) uma roda de conversa sobre “A condição da mulher em situação de rua – Vulnerabilidade e Desafios”. O evento faz parte de uma extensa programação elaborada pela Secretaria Municipal de Assistência Social para comemorar o Mês da Mulher. Outras atividades estão programadas até o final de março em diversos equipamentos da rede na cidade.

O evento promovido pelo Centro Pop contou com a participação mulheres e homens que vivem em situação de rua, serviços de acolhimento de mulheres e representantes do Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. “Foi um momento muito importante de reflexão sobre a violência vivenciada pelas mulheres em situação de rua”, pontuou o técnico de referência da Secretaria Municipal de Assistência Social, Osni Damásio da Silva.

Segundo ele, embora ainda predomine homens em situação de rua, é cada vez mais comum a presença de mulheres que, pela condição natural, se tornam vulneráveis à violência. “Atualmente, temos 25 mulheres assistidas por entidades de acolhimento, buscando a superação da situação de rua, e umas 10 que não aceitam o acolhimento, seja pelo uso de álcool de drogas ou por imposição do próprio companheiro”, informa.

O Centro Pop é um equipamento da Proteção Social Especial de Média Complexidade, localizado no bairro do Mogilar, composto por uma equipe de assistentes sociais, psicólogos, agentes sociais e funcionários administrativos. Oferece o Serviço Especializado para Pessoa em Situação de Rua com objetivo de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares para a construção de novos projetos de vida e a superação da situação de rua. Promove abordagens diárias, em diferentes horários e pontos da cidade, oferecendo acolhimento e serviços sociais.  

Outros eventos

Até o final de março, diversos eventos serão realizados pelos equipamentos da Assistência Social. Entre os temas escolhidos estão Direito da Mulher, Parto Seguro, Violência contra a Mulher, Violência de Gênero, Desafios, Conquistas e Valorização da Mulher, entre outros. Nesta quarta-feira (21/3), às 9h30, o Cras Vila Brasileira promove uma roda de conversa sobre “Violência de Gênero e Rede de Atendimento de Mogi das Cruzes”, e às 14 horas, o Cras Jundiapeba I promove a palestra “Parto Seguro”. Na quinta-feira (22/3), às 14 horas, o Cras Vila Nova União realiza o evento “Vamos conversas sobre Violência?”; e na sexta (23/3), às 14 horas, o mesmo tema será abordado para a Vila Estação.