Centro Pop apresenta ações durante a Semana Filosófica da Faculdade Paulo VI

Secretaria de Assistência Social

25 de maio de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O trabalho realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em atenção às pessoas em situação de rua foi apresentado na XIV Semana Filosófica da Faculdade Paulo VI, realizada nesta semana, sobre o tema “Violência, uma abordagem desde o campo da filosofia”.

O agente social e coordenador do Centro Pop, Osni Damásio da Silva, apresentou o tema “Violência e Moradores de Rua”, na noite da última quinta-feira (24/5). “Falamos sobre a condição da pessoa na rua e suas vulnerabilidades sociais e a proposta de serviços que dispomos em Mogi das Cruzes”, destacou o servidor público, que acumula 15 anos de experiência no atendimento às pessoas em situação de rua.

A Secretaria Municipal de Assistência Social coordena ações permanentes e integradas de abordagem às pessoas em situação de rua na cidade, atuando em pontos estratégicos como Largo Bom Jesus e outros pontos da área central, como Shangai e Praça Osvaldo Cruz e Avenida Francisco Rodrigues Filho, no Mogilar, em parceria com as Secretarias Municipais de Segurança, Serviços Urbanos e Saúde, conforme necessidade.

As equipes de abordagem conversam com a população de rua e fazem os encaminhamentos para o Centro Pop, que realiza a triagem e o direcionamento aos serviços de acolhimento ou municípios de origem, dependendo da situação.

No Centro Pop, as pessoas em situação de rua recebem apoio imediato como banho, roupas novas e alimentação e os assistentes sociais fazem contato com as famílias, com o objetivo de resgatar os laços familiares. Num segundo momento, são oferecidos cursos profissionalizantes e outras ações que possibilitem o resgate do convívio social e da independência financeira.

“A participação em eventos como a Semana Filosófica é motivo de orgulho e reconhecimento a um profissional altamente capacitado e que trabalha arduamente em busca de inovações e melhorias no atendimento às pessoas em situação de rua”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.