Assistência Social aceita inscrições para oficinas do Plano Municipal para Infância e Adolescência

Secretaria de Assistência Social

03 de maio de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social está ampliando o prazo para até 11 de maio o prazo para inscrições dos interessados em participar das oficinas para o Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA). Em 2018, Mogi das Cruzes vai elaborar o documento que servirá de embasamento para as ações a serem desenvolvidas com foco no segmento Criança e Adolescente na cidade. O trabalho tem acompanhamento técnico da Fundação ABRINQ por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança.

No último mês de março, foi realizado o Seminário de Mobilização para Elaboração do Plano Municipal para Infância e Adolescência. O evento reuniu cerca de 400 participantes, incluindo representantes de entidades sociais e funcionários públicos das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além de membros da rede de ensino estadual e alunos.

 O objetivo do encontro foi promover a primeira mobilização da rede de proteção de crianças e adolescentes do município para participar da elaboração do plano, que tem caráter intersetorial. As oficinas para debates serão iniciadas no próximo mês de maio e novos grupos poderão participar dos encontros em junho. Já as próximas etapas para construção do Plano Municipal para Infância e Adolescência serão: Seminário de Mobilização (primeira etapa); Oficinas Setoriais (segunda etapa); Sistematização de Informações (terceira etapa); Análise setorial das metas e objetivos que ocorreram nas oficinas (quarta etapa); Consolidação das informações (quinta etapa) e Aprovação e Divulgação (quinta etapa).

O cronograma previsto para elaboração do PMIA prevê o mês de setembro como limite para a elaboração, consulta e publicação, sendo que o plano terá vigência de dez anos, entre 2018 e 2028. Os trabalhos do Programa Prefeito Amigo da Criança são desenvolvidos por um comitê composto por 13 membros do poder público, dois representantes dos Conselhos Tutelares e três do CMDCA, além do articulador municipal da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os interessados em participar das oficinas para elaboração do plano municipal da infância e adolescência podem também preencher o formulário online disponível no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0LWI3TtEn9Uhr7jEO8hv3t4ZSpWPlGduFjqz_lSAMt5vjvQ/viewform

 

 

Etapas para construção do Plano Municipal para Infância e Adolescência:

 

1ª Etapa: Seminário de Mobilização

2ª Etapa: Oficinas Setoriais - inscrições até 11 de maio

3ª Etapa: Sistematização de Informações

4ª Etapa: Análise setorial das metas e objetivos que ocorreram nas oficinas

5ª Etapa: Consolidação das informações

6ª Etapa: Aprovação e Divulgação