Iprem realiza palestra de capacitação com novos membros do Conselho de Administração

Instituto de Previdência Municipal

14 de novembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (Iprem) realizou, na segunda-feira (13/11), uma capacitação dos novos membros do Conselho de Administração e Fiscal. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura e contou com palestras do diretor-superintendente, José Carlos Calderaro; do diretor financeiro, Joel Vasconcellos; da diretora de Previdência, Violeta Athie; da procuradora jurídica, Lilian de Freitas, e do atuário Álvaro Abreu.

Foram abordados os temas História da Previdência no Brasil, Estrutura Administrativa da Previdência no Brasil, Contabilidade Financeira, Demonstrativos Contábeis, Investimentos, Legislação Previdenciária, Regras de Aposentadoria, Trâmite Processual de Aposentaria, Cálculo Atuarial e Sustentabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

De acordo com Calderaro, a capacitação teve como objetivos proporcionar a integração dos participantes e também levar ao conhecimento dos novos conselheiros os conceitos, serviços e procedimentos adotados pelo Iprem na concessão de aposentadorias e pensões, na elaboração de seus demonstrativos, na escolha de seus investimentos e principalmente no funcionamento operacional do instituto.

“Entendemos que essa capacitação é essencial para termos uma governança participativa. Outros encontros do tipo serão realizados no futuro para tratar de temas específicos, como, por exemplo, a Reforma da Previdência”, comentou o diretor-superintendente do Iprem. (Marco Aurélio Sobreiro)